
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) uma operação para combater um esquema de fraudes em emplacamentos de veículos que prejudicou mais de 9 mil consumidores.
Equipes policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em empresas de Paranaguá e Cascavel, suspeitas de envolvimento no esquema. Em Curitiba e São José dos Pinhais, a PCPR auxiliou o Detran-PR em fiscalizações a outras empresas do setor.
De acordo com as investigações, as empresas envolvidas instalavam placas em veículos sem o devido registro no Sistema Nacional de Registro de Veículos Automotores (SINAN). Essa irregularidade impedia os proprietários de realizar a transferência dos veículos ou comprovar a sua identificação em abordagens policiais.
O delegado da PCPR, Cássio Conceição, alerta que os consumidores eram induzidos ao erro, sendo informados de que as placas estavam regularizadas. "Essa fraude é grave e prejudica o sistema de registro de veículos, além de configurar sonegação fiscal", afirma o delegado.
O chefe de gabinete do Detran-PR, Ismael de Oliveira, reforça a importância de verificar a autenticidade das placas. "Ao consultar o QR Code da placa, o resultado deve conter todas as informações do veículo. Caso o resultado seja negativo, o proprietário deve procurar o Detran para regularizar a situação", orienta.
Para auxiliar os cidadãos, o Detran-PR recomenda o uso do aplicativo VIO, que permite a leitura de placas e a verificação dos dados no SINAN.
A operação demonstra o compromisso das autoridades em combater fraudes e proteger os consumidores. As investigações continuam em andamento para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!