Cascavel

PF prende em Cascavel candidato a vereador de Céu Azul por envolvimento em atos golpistas

A prisão foi realizada em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido há...

14 set 24 - 20h10 Atualizado 14 set 24 - 22h28 Redação SOT
PF prende em Cascavel candidato a vereador de Céu Azul por envolvimento em atos golpistas

A Polícia Federal (PF) prendeu neste sábado (14), em Cascavel (PR), o candidato a vereador de Céu Azul (PR), Marcos Geleia Patriota (Novo). Ele era procurado desde novembro de 2023, acusado de envolvimento nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

A prisão foi realizada em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido há dez meses pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.  

Marcos Geleia Patriota é um dos três candidatos a vereador com ordens de prisão emitidas por suposta participação nos atos de 8 de janeiro. Além dele, são procurados pela PF Locutor Henrique Pimenta (PRTB), candidato em Olímpia (SP), e o pastor Dirlei Paiz (PL), postulante em Blumenau (SC).

Esses nomes foram revelados após cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reúne informações de ordens de prisão em todo o país.

Os três são investigados por associação criminosa e incitação ao crime, com ordens de prisão preventiva, o que permite que eles registrem suas candidaturas, mesmo antes de serem julgados e condenados.

O presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, criticou a investigação e afirmou que não comentaria prisões de inquéritos que considera inconstitucionais, ilegais e sigilosos até ter acesso aos autos. A reportagem não conseguiu contato com o candidato ou sua defesa, mas o espaço permanece aberto para manifestação.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.