Paraná

Itaipu leva experiência em ações sustentáveis para ONU

Diretor-geral brasileiro, Enio Verri, estará na comitiva do Brasil na abertura da 7...

17 set 24 - 20h00 Samoel Almeida
Itaipu leva experiência em ações sustentáveis para ONU

A Itaipu Binacional, maior produtora de energia limpa e renovável do mundo e referência global em iniciativas socioambientais, estará presente em uma série de reuniões de alto nível em Nova Iorque a partir de quinta-feira (19), reforçando seu protagonismo com o desenvolvimento sustentável.


A Binacional participará de reuniões do Pacto Global, iniciativa da ONU que visa engajar empresas e organizações ao redor do mundo a adotarem políticas sustentáveis e socialmente responsáveis; e da Cúpula do Futuro, que antecede a Assembleia Geral da ONU. A Cúpula vai reunir chefes de Estado e governo dos 193 Estados-membros da ONU, representantes da sociedade civil, pesquisadores, setor privado e juventude, e tem a finalidade de repensar a governança global e propor consensos sobre o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

A Itaipu será representada pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, que estará na comitiva do Brasil na abertura da 79ª Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (24). Também participam das reuniões de alto nível a assistente da Diretoria-Geral Brasileira Silvana Vitorassi e a chefe do escritório da empresa em Brasília, Lígia Soares.

Verri explicou que o objetivo é compartilhar, nas reuniões multilaterais, a experiência da Binacional em iniciativas que integram geração de energia e responsabilidade socioambiental. "A Itaipu vai muito além da produção de energia limpa e renovável, temos uma história de excelência, reconhecida globalmente, em termos de inovação em práticas sustentáveis e programas socioambientais”.

Ele ressaltou que a Itaipu já plantou mais de 28 milhões de árvores nativas, cuidando de quase 100 mil hectares de florestas ao longo do Rio Paraná, recuperou e preservou mais de 50 espécies de animais da fauna silvestre e vai recuperar mais de 9 mil nascentes. Além disso, em 2023 a usina contabilizou saldo positivo de aproximadamente 3 milhões de toneladas de CO2 não emitidos na atmosfera.

Segundo o diretor, os recentes eventos climáticos extremos são um alerta de que os cuidados com o meio ambiente não podem ser desprezados e as ações de mitigação das mudanças climáticas são urgentes. “Como disse o presidente Lula, chegou a hora de agir. Se não houver uma política ambiental que integre todo o planeta, pois não adianta apenas um país atuar isoladamente, o mundo todo corre risco de ser destruído”, alertou.

A comitiva ainda levará às reuniões da ONU as inciativas da Itaipu que refletem comprometimento do governo brasileiro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A usina promove ações conectadas não apenas aos ODS 6 e 7, de energia limpa e conservação da água, mas todos os 17 objetivos da Agenda 2030.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Rafa Kondlatsch


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.