Duplicação da BR-163 entre Cascavel e Marmelândia ganha novo impulso com licitação de projeto
A licitação, marcada para o dia 5 de novembro, definirá quem ficará encarregado de finalizar os estudos para a conclusão dos 18 quilômetros restantes da duplicação.

Cascavel/PR – Após anos de espera, a duplicação da BR-163 entre Cascavel e Marmelândia finalmente avança. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) publicou, na última segunda-feira, o edital (nº 90349/2024) para a contratação de uma empresa responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos da obra. A licitação, marcada para o dia 5 de novembro, definirá quem ficará encarregado de finalizar os estudos para a conclusão dos 18 quilômetros restantes da duplicação.
O novo projeto, com custo estimado em R$ 3,7 milhões, prevê algumas alterações em relação ao traçado original, incluindo a inclusão de retornos e acessos solicitados pela população, como o trecho próximo à comunidade de Cerro Azul, onde os moradores realizaram protestos em 2023.
A obra, iniciada em 2014, sofreu diversos atrasos e interrupções, sendo paralisada completamente em 2020 devido à rescisão do contrato com a empresa anterior. Com a definição do novo projeto, a expectativa é que a duplicação seja retomada em breve, trazendo melhorias significativas para a segurança e fluidez do tráfego na região.
A empresa vencedora da licitação terá 309 dias para concluir o projeto, com prazo total de 489 dias para entrega. Após a finalização dos estudos, será possível iniciar as obras de duplicação propriamente ditas, que deverão beneficiar diretamente os moradores das cidades de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques.
Mais Lidas
Publicidade