Brasil

Nova Selic traz oportunidades relevantes para investimentos em títulos pós e pré-fixados

Alta na taxa básica de juros reforça a atratividade do segmento de renda fixa, aval...

19 set 24 - 18h00 Samoel Almeida
Nova Selic traz oportunidades relevantes para investimentos em títulos pós e pré-fixados

A aceleração das expectativas de alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para os próximos doze meses e dados de atividade especialmente fortes, com níveis elevados de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e baixo desemprego, que podem pressionar ainda mais as previsões inflacionárias, são os principais fatores que influenciaram na decisão de elevar a Selic a 10,75% ao ano, diz Ricardo Serone, Diretor Financeiro e de Investimentos da BB Previdência.

“Essa combinação aponta para uma possível elevação da inflação puxada pela demanda e indica que o Comitê de Política Monetária (Copom) poderá estudar novos aumentos ainda neste ano para contê-la”, avalia Serone, para quem o cenário também é resultado dos estímulos fiscais do governo federal. Diante desse contexto, o executivo afirma que a instituição já trabalha com uma perspectiva de taxa de juros de 11,25% ao ano, ao final de 2024.

“Na próxima reunião, é provável que o Banco Central aproveite a coincidência com o encontro do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto, dos Estados Unidos) para ser cauteloso e aumentar somente em 0,25 ponto percentual, postergando novas elevações para as próximas reuniões, a depender dos novos dados”, afirma o Diretor da BB Previdência, braço de previdência complementar fechada do conglomerado Banco do Brasil.

Como a Selic pode impactar os planos de previdência

“O novo patamar de juros favorece investimentos indexados ao CDI, enquanto a taxa se mantiver elevada. Por outro lado, adia um pouco o alívio sobre as taxas de juros de mercado”, diz Serone, acrescentando que este último movimento depende da efetividade do aumento da Selic e também de como o governo reagirá, uma vez que os juros futuros dependem fortemente das expectativas dos agentes de mercado.

“Se o aperto monetário for julgado como suficiente, taxas mais longas podem cair antecipando reduções futuras. Mas, em resumo, o novo patamar traz oportunidades relevantes para aplicações em títulos pós e pré-fixados, reforçando a atratividade do segmento de renda fixa por mais tempo, o que favorece os investimentos em previdência complementar”, finaliza o executivo.

Sobre a BB Previdência

A BB Previdência, que faz parte do conglomerado Banco do Brasil, tem o propósito de realizar o sonho das pessoas com planejamento financeiro para um futuro mais tranquilo. Ao longo dos últimos anos, a instituição tem investido em um contínuo processo de transformação digital, cujo objetivo é inovar e fornecer serviços com ainda mais excelência. Fundada em 1994, a Entidade é uma das principais gestoras de previdência complementar do País, administra carteira com mais de 253 mil participantes em 42 planos de benefícios e tem cerca de R$ 8,7 bilhões de ativos sob gestão, em números atuais.

Via: Agência Brasil - Foto: Iolanda Nascimento


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.