O município de Itaipulândia entra para a história na área ambiental, pois vai receber ICMS ECOLÓGICO, que é um benefício que existe para os municípios que possuem unidades de conservação ambiental, desde o marco legal instituído pela legislação a partir do ano de 1991.
Desde o ano de 2021 o município vem buscando a inserção através do cadastro de Unidades de Conservação no ICMS ECOLÓGICO, e finalmente chegou a oportunidade de sair do zero do Índice Ambiental publicado pela SEFA – Secretaria da Fazendo, e vai começar a receber ICMS ECOLÓGICO, de áreas verdes criadas como novas Unidades de Conservação, e que foram cadastradas na Categoria ARIE - Área de Relevante Interesse Ecológico.
O município vinha trabalhando na organização de documentos, sensibilização de proprietários rurais, e contou inclusive com a realização de consulta pública onde a população teve a oportunidade de conhecer o potencial existente no município, e agora, no ano de 2024 as primeiras áreas já foram aprovadas.
Em 1º de outubro de 2024, foi DEFERIDA a solicitação de registro da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) I e III de Itaipulândia no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas (CEUC). A unidade de conservação será considerada no cálculo dos Fatores Ambientais definitivos do ICMS Ecológico para 2025.
Via: Assessoria Município de Itaipulândia - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS