Cascavel

Excelência é propósito para tornar Cascavel centro internacional de saúde

O evento foi concebido para debater caminhos que possam elevar a saúde de Cascavel...

21 out 24 - 13h32 Redação SOT
Excelência é propósito para tornar Cascavel centro internacional de saúde

Reconhecido por sua trajetória de mais de 50 anos na medicina e na educação, o médico e professor Eugênio Mussak aprofundou conceitos fundamentais sobre excelência em sua palestra magna no inédito Cascavel Health Summit, realizado fim de semana na Acic. O evento foi concebido para debater caminhos que possam elevar a saúde de Cascavel a um novo estágio de desenvolvimento. Mussak mergulhou nas reflexões de pensadores clássicos, como Platão e Aristóteles, para ressaltar a origem de virtude no que hoje entendemos por excelência.

Segundo o professor, a ideia de excelência não é nova. Ela tem mais de 2,5 mil anos. Remonta a Aristóteles, professor de Alexandre, o Grande, que presenteou o filho Nicômaco com um livro que continha conselhos sobre como alcançar o sucesso, que naquela época era compreendido como virtude. Mussak argumentou que essas reflexões ainda são pertinentes e atuais e podem ser aplicadas ao conceito contemporâneo de excelência.

O médico apresentou três perguntas aos presentes: Quem sou?, Quem eu gostaria de ser? e O que devo fazer para me tornar quem gostaria de ser?. A partir dessas reflexões, consolida-se a ideia que a vida se justifica pelo compromisso com a excelência. Para o professor, ela está diretamente ligada à melhoria contínua. A busca pela excelência é um exercício permanente que deve envolver todos os setores e atores, destacando o papel da empatia e da atenção aos detalhes como pilares para alcançar os avanços desejados.

Mussak também introduziu a ideia que a excelência está intimamente ligada a amor e empregou Jesus como exemplo máximo desse sentimento que rompe eras. Ele citou Santo Agostinho, que era mundano e se converteu ao cristianismo, tornando-se um dos maiores filósofos da igreja, como responsável direto por tornar o sentido de amor tangível. Amor pode ser explicado como a prática do acolhimento.

Organismo vivo - O professor abordou a importância da medicina para uma vida mais longa e saudável e traçou uma analogia entre empresas e organismos vivos, ressaltando que uma companhia é mais semelhante a um sistema biológico, composto por células e órgãos que fazem circular ideias, que a uma máquina, presa à linearidade. Nesse contexto, Mussak argumentou que Cascavel tem potencial de se transformar em um centro de excelência em saúde internacional, unindo conexão natural entre saúde e turismo e dessas ao objetivo comum da sociedade.

Quatro grandes grupos de competências, as metacompetências, foram apresentadas pelo professor para aprofundar o conceito de excelência. As competências técnicas são as mais básicas; as de gestão envolvem organização e criação de processos eficientes; as de relações humanas estão associadas à empatia e comunicação; e a capacidade de fazer algo a mais, cuidando dos detalhes. Ao citar Platão e sua teoria sobre o belo, o verdadeiro e o bom, ele ressaltou que esses valores devem guiar ações pelo bem da comunidade. A excelência resulta do esforço coletivo, no qual todos trabalham na direção de um mesmo objetivo.

Calendário - O presidente da Acic, Ciro Canabarro, destacou, na abertura, o papel da entidade em contribuir para o crescimento da cidade e do fortalecimento das empresas. Ele sublinhou a importância do Cascavel Health Summit para refletir sobre o futuro da saúde no município e manifestou o desejo de ter o evento no calendário oficial da Acic e da cidade.

Tomaz Tanaka, vice-presidente da Acic para Assuntos da Saúde, compartilhou uma experiência pessoal que ilustra a crescente reputação de Cascavel na área medica. Há dez anos, Tomaz atendeu um paciente espanhol que escolheu a cidade pela qualidade do atendimento e pelo custo acessível do procedimento realizado. O paciente chegou à cidade por meio de pesquisas na internet e o preço da cirurgia aqui foi dez vezes menor em comparação praticado do seu continente de origem. “Percebi, com isso, o potencial que temos de transformar o município em centro de excelência em saúde”.

Por sua vez, o chefe da 10ª Regional de Saúde, Rubens Griep, enfatizou a importância do Sistema Único de Saúde e da colaboração entre serviços públicos e privados para garantir atendimento à população da macrorregião de Cascavel, que abrange 94 municípios e mais de dois milhões de habitantes. “Juntos, vamos consolidar Cascavel como centro de referência médica e promover toda a nossa economia”, acentuou o presidente da Associação Médica, Cristiano Mroginski. A última etapa do primeiro dia de evento foi a apresentação, pela jornalista Soraia David, da linha do tempo da área da saúde no município.

Via: Assessoria Acic - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.