Nas eleições municipais de 2024, o PSD consolidou sua posição como o partido com maior número de prefeituras no Paraná, elegendo prefeitos em 164 dos 399 municípios do estado. O resultado, conquistado com vitórias importantes no segundo turno em cidades como Curitiba, com Eduardo Pimentel, e Londrina, com Tiago Amaral, representa 41% do total de prefeituras paranaenses.
O crescimento marca uma expansão significativa da presença do PSD no estado, já que atualmente o partido administra 122 prefeituras, ou 30,5% do total. Com esse avanço, a legenda do governador Ratinho Junior se distancia ainda mais do Progressistas (PP), que ficou em segundo lugar, com a eleição de prefeitos em 61 municípios (15,2%). Em seguida, o Partido Liberal (PL) ocupa a terceira posição, com 52 prefeituras conquistadas.
Outro destaque das eleições foi a reeleição de Elizabeth Schmidt, do União Brasil, em Ponta Grossa. Com a vitória, o União Brasil passa a governar 30 prefeituras no Paraná a partir de 2025, mesmo número do MDB, empatado na quarta posição.
A configuração das prefeituras do Paraná segue com outros partidos em menor representação, como o Republicanos (16 prefeituras), o PSB (14), e o PSDB (10). Alguns partidos não elegeram nenhum candidato ao Executivo nos municípios paranaenses, como Agir, Avante, Democracia Cristã, Mobiliza (PMN), PCdoB, PCO, PMB, PRTB, Psol, PSTU, PV e Rede.
Distribuição de Prefeituras por Partido no Paraná:
PSD: 164 prefeituras
PP: 61 prefeituras
PL: 52 prefeituras
MDB: 30 prefeituras
União Brasil: 30 prefeituras
Republicanos: 16 prefeituras
PSB: 14 prefeituras
PSDB: 10 prefeituras
Podemos: 8 prefeituras
PDT: 5 prefeituras
PRD: 3 prefeituras
PT: 3 prefeituras
Cidadania: 2 prefeituras
Novo: 1 prefeitura
Solidariedade: 1 prefeitura
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS