Estão sendo aplicadas nesta terça (29) e quarta-feira (30) as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2024. Este exame é uma oportunidade para os apenados possam obter a certificação do ensino fundamental e médio.
Neste ano, o Paraná tem 11.370 pessoas privadas de liberdade (PPLs) inscritas para o exame, um aumento de 12,47% em relação ao ano passado, quando foram 10.108 inscritos. A cada ano, o número de inscrições para o Encceja PPL tem aumentado no Estado, fruto do incentivo que a Polícia Penal do Paraná (PPPR) dá aos custodiados para conclusão de escolaridade e capacitação pessoal.
“Um dos principais campos de trabalho da Polícia Penal do Paraná diz respeito às questões educacionais. Desde a entrada no sistema prisional é verificada a educação e escolaridade da pessoa, para que seja dado a ela um direcionamento. O Encceja é uma grande oportunidade para que o custodiado possa concluir o ensino fundamental e médio. Dada a importância deste exame nacional, está sendo feito um alto investimento para que haja uma ampla participação de pessoas custodiadas”, destaca o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.
“O Encceja PPL é fundamental para todas as pessoas privadas de liberdade que não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio. As aulas oferecidas nos estabelecimentos penais de nosso estado são um importante suporte, permitindo que esses indivíduos se preparem adequadamente para o exame e alcancem a conclusão da escolaridade”, enfatiza o diretor da Divisão de Tratamento Penal da PPPR, Diego Piotrowski Machado.
Entre as nove regionais administrativa da PPPR, a de Londrina obteve maior número de inscritos, totalizando 3.044 custodiados, seguida pela regional de Curitiba, com 2.322. As demais contabilizaram: 1.219 inscrições na regional de Cruzeiro do Oeste; 971 na regional de Ponta Grossa; 939 inscritos na regional de Maringá; 881 inscrições de PPLs na regional de Foz do Iguaçu; 744 inscritos na regional de Guarapuava; 656 na regional de Cascavel e 594 na regional de Francisco Beltrão. O número total de 11.370 inscritos também corresponde a 8.063 inscrições de custodiados de penitenciárias estaduais; 3.218 de Cadeias Públicas e 89 de Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).
Atualmente, o sistema prisional do Paraná conta com 745 custodiados cursando o Ensino Fundamental (fase 1); 4.531 custodiados cursando o Ensino Fundamental (fase 2); 2.972 custodiados cursando o Ensino Médio e 151 cursando o Ensino Superior.
Encceja – Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS