Cascavel

Cascavel realiza novo Levantamento para medir infestação por dengue

Até o momento, no ano epidemiológico 2024/2025, foram confirmados 13 casos positivo...

01 nov 24 - 22h00 Redação SOT
Cascavel realiza novo Levantamento para medir infestação por dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel dará início ao 4º Levantamento de Índice Rápido e Amostral (LIRAa) para avaliar a infestação por Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de novembro, abrangerá 4.741 imóveis distribuídos em todos os bairros da cidade.

O objetivo do LIRAa é obter dados precisos sobre a situação epidemiológica do município e identificar áreas com maior risco de transmissão das doenças. No último levantamento, realizado em março deste ano, o índice de infestação por Aedes aegypti foi de 1,5%, classificando o município como de médio risco.

Durante a visita dos agentes de endemias, será realizada uma pesquisa minuciosa em todos os depósitos de água encontrados nos imóveis, com o objetivo de coletar larvas do mosquito e identificar os principais criadouros. É importante ressaltar que, mesmo os imóveis que já foram visitados anteriormente, serão inspecionados novamente.

A Secretaria de Saúde solicita a colaboração da população para receber os agentes de endemias e permitir a realização da vistoria. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.

Até o momento, no ano epidemiológico 2024/2025, foram confirmados 13 casos positivos de dengue em Cascavel. Com os dados coletados no LIRAa, a Secretaria Municipal de Saúde poderá planejar ações mais eficientes de combate ao mosquito Aedes aegypti, direcionando os esforços para as áreas de maior risco.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/Redes Sociais


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.