Cascavel

Capacitação em jardinagem prepara pessoas privadas de liberdade para o mercado de trabalho

O curso, com carga horária de 24 horas divididas entre teoria e prática, teve iníci...

03 nov 24 - 11h32 Redação SOT
Capacitação em jardinagem prepara pessoas privadas de liberdade para o mercado de trabalho

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) ofertou curso de jardinagem para pessoas privadas de liberdade (PPL) da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP-UP) na última semana por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Conselho da Comunidade de Cascavel.

O curso, com carga horária de 24 horas divididas entre teoria e prática, teve início em 23 de outubro e foi concluído no dia 25. As aulas foram realizadas nas dependências da penitenciária, onde os 12 participantes aprenderam técnicas de plantio e manutenção de jardins, além de aplicarem seus conhecimentos na criação de um novo espaço verde na unidade e na revitalização dos jardins do Conselho da Comunidade de Cascavel.

O diretor da PIMP-UP, Álvaro Marcelo Alegrette, reforçou o valor da qualificação oferecida, destacando as oportunidades de trabalho na área de jardinagem para os participantes após a saída da unidade. “A demanda na cidade de Cascavel e região é muito grande por esse tipo de profissional, visto que a cidade cresce exponencialmente. É uma área em ascensão e, durante o tempo de custódia, os formandos ainda podem aprimorar seus conhecimentos nos canteiros da unidade, que possui grande espaço de ajardinamento”, afirmou.

Além disso, a turma teve a oportunidade de reduzir suas penas, conforme a Lei de Execução Penal, que prevê a remição de um dia de pena a cada 12 horas de estudo concluídas. A engenheira agrônoma Giane Fatima Dranka Mori, responsável pelas instruções, explicou o conteúdo abordado, que incluiu desde o conhecimento básico de fisiologia das plantas até técnicas de manejo.

“Abordamos um pouco da fisiologia das plantas, qual é a função das raízes, caule, folhas, porque a folha deve permanecer saudável, a importância da poda e como ela pode renovar uma planta. Também falamos sobre estilos de jardins e cuidados necessários para deixar os espaços bem-apresentados ao final do trabalho, o que valoriza o profissional”, relatou.

O presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Jair Dutra de Oliveira, destacou a importância de investir em programas como esse. “Apesar dos erros cometidos, é importante investir em ações que promovam a reintegração social dessas pessoas, qualificando, capacitando e incentivando para que saiam melhores do sistema prisional”, enfatizou.

A PIMP-UP proporcionou o espaço e selecionou os alunos para a atividade. O Senar forneceu a instrutora e o material didático, enquanto o Conselho da Comunidade patrocinou a compra de ferramentas, mudas e insumos necessários para o desenvolvimento das aulas. O curso foi mais uma ação conjunta voltada para a reintegração social e à construção de oportunidades para PPL, com vista ao reingresso no mercado de trabalho e ao fortalecimento de habilidades para a vida fora do sistema prisional.

Via: Assessoria Polícia Penal - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.