
A Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (ACEC) vive a expectativa de ver o grupo de taiko Zenshin Daiko, em um dos maiores palcos do mundo, que é o Campeonato Mundial de Taiko, marcado para março de 2025, no Japão. Essa participação representa um capítulo especial para a ACEC e para a comunidade de Cascavel, reforçando o legado japonês da cidade e a dedicação da equipe que, desde 2014, vem lutando por esse reconhecimento. Para isso, os treinos foram intensificados, e a equipe conta com o apoio da comunidade para viabilizar a viagem e fazer história no maior cenário do taiko.
Os tocadores da categoria Júnior, com idades entre 14 e 19 anos, enfrentam uma rotina intensa de ensaios. Segundo o líder do grupo, Fernando Inomata, a preparação é focada na sincronização, técnica e força física dos integrantes, além do emocional.
“Agora estamos treinando a música que levaremos para o Japão e fortalecendo o físico dos tocadores. Nosso maior desafio é equilibrar o tempo, pois muitos dos jovens estão em época de vestibular, mas a motivação é gigante”, compartilha.
Sonho antigo - A classificação para o maior evento de Taiko do mundo foi conquistada em julho deste ano, quando a equipe Júnior do Zenshin Daiko se sagrou campeã na categoria durante o XVIII Campeonato Brasileiro de Taiko, realizado em Serra Negra, São Paulo. Além desse feito inédito, a equipe Master da ACEC, formada por tocadores com mais de 40 anos, trouxe para Cascavel o título de segunda melhor do Brasil.
Essas conquistas inéditas refletem a importância da cultura japonesa para Cascavel e reconhecem o empenho de todos os tocadores.
“Foi graças à dedicação intensa nos treinamentos físicos, técnicos e emocionais, ao apoio dos pais, da coordenação e de nossos treinadores que conseguimos alcançar esse resultado no Campeonato Brasileiro”, afirma Adriano Tomio Hoshi, vice-presidente da ACEC e coordenador do grupo. Ele acrescenta que o grupo também conta com o apoio de parceiros patrocinadores e com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
A vitória no campeonato brasileiro representa também a história do grupo e de cada integrante que passou pelo Zenshin Daiko.
“É uma conquista que sempre motivou o nosso grupo e que, sem os tocadores antigos, não teríamos alcançado”, reconhece Fernando.
No Japão, o objetivo é ficar entre as cinco melhores equipes participantes.
“Sabemos do alto nível da competição, pois só participam os melhores times do Japão e alguns convidados do mundo, mas daremos nosso melhor”, garante Adriano. “Estamos escrevendo um novo capítulo nesta história e vamos nos esforçar ao máximo para representar bem nossa cidade e nosso País”, completa Fernando.
Legado histórico - Traduzido para o japonês, taiko significa “tambor”, uma forma de percussão que expressa emoções intensas e conecta o espírito dos praticantes aos seus ancestrais. Ao som rítmico desses tambores, o Zenshin Daiko deseja ecoar o nome de Cascavel e do Brasil no Japão, honrando as gerações que mantêm vivo o espírito dessa arte e celebrando as tradições que tanto contribuem para a diversidade e o fortalecimento da nossa cidade e região.
“A influência da colônia japonesa não se limita a práticas culturais, mas é parte da identidade e da história da colonização de Cascavel, presente em sua vida comunitária, festividades e celebrações. Em cada apresentação, os tambores do taiko ressoam como um símbolo do legado da imigração japonesa no Brasil, especialmente aqui no no oeste do Paraná”, pontua Adriano Hoshi.
Mobilização solidária - Para realizar este sonho de representar o Brasil, o grupo conta com o apoio da comunidade. O campeonato no Japão cobre parte das despesas com transporte e alimentação, mas os custos com passagens aéreas, uniformes e outros itens são responsabilidade do Zenshin Daiko. Por isso, o grupo está promovendo uma série de ações de arrecadação, como eventos gastronômicos e parcerias com empresas. “A população de Cascavel pode se sentir parte dessa conquista, e toda ajuda é bem-vinda”, enfatiza Fernando.
Dentre as iniciativas, destaca-se o Sukiyaki Solidário, promovido pela ACEC. O próximo evento será realizado no dia 9 de novembro, com a possibilidade de consumo no local ou para levar para casa. O valor da porção é R$ 40.
Outro destaque é para a ação solidária com sorteio de dez prêmios no dia 15 de dezembro, ao custo de R$ 50 para participar. Informações sobre as ações podem ser obtidas pelo Instagram do grupo, @zenshindaiko, ou pelo telefone do coordenador Adriano: (45) 9111-7181.
Via: Associação Cultural e Esportiva de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!