Cascavel

Zenshin Daiko intensifica treinos para representar o Brasil no Japão

Grupo de Taiko de Cascavel conta com apoio da comunidade para levar o nome do País...

04 nov 24 - 12h06 Redação SOT
Zenshin Daiko intensifica treinos para representar o Brasil no Japão

A Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (ACEC) vive a expectativa de ver o grupo de taiko Zenshin Daiko, em um dos maiores palcos do mundo, que é o Campeonato Mundial de Taiko, marcado para março de 2025, no Japão. Essa participação representa um capítulo especial para a ACEC e para a comunidade de Cascavel, reforçando o legado japonês da cidade e a dedicação da equipe que, desde 2014, vem lutando por esse reconhecimento. Para isso, os treinos foram intensificados, e a equipe conta com o apoio da comunidade para viabilizar a viagem e fazer história no maior cenário do taiko.

Os tocadores da categoria Júnior, com idades entre 14 e 19 anos, enfrentam uma rotina intensa de ensaios. Segundo o líder do grupo, Fernando Inomata, a preparação é focada na sincronização, técnica e força física dos integrantes, além do emocional. 

“Agora estamos treinando a música que levaremos para o Japão e fortalecendo o físico dos tocadores. Nosso maior desafio é equilibrar o tempo, pois muitos dos jovens estão em época de vestibular, mas a motivação é gigante”, compartilha.

Sonho antigo - A classificação para o maior evento de Taiko do mundo foi conquistada em julho deste ano, quando a equipe Júnior do Zenshin Daiko se sagrou campeã na categoria durante o XVIII Campeonato Brasileiro de Taiko, realizado em Serra Negra, São Paulo. Além desse feito inédito, a equipe Master da ACEC, formada por tocadores com mais de 40 anos, trouxe para Cascavel o título de segunda melhor do Brasil.

Essas conquistas inéditas refletem a importância da cultura japonesa para Cascavel e reconhecem o empenho de todos os tocadores. 

“Foi graças à dedicação intensa nos treinamentos físicos, técnicos e emocionais, ao apoio dos pais, da coordenação e de nossos treinadores que conseguimos alcançar esse resultado no Campeonato Brasileiro”, afirma Adriano Tomio Hoshi, vice-presidente da ACEC e coordenador do grupo. Ele acrescenta que o grupo também conta com o apoio de parceiros patrocinadores e com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

A vitória no campeonato brasileiro representa também a história do grupo e de cada integrante que passou pelo Zenshin Daiko. 

“É uma conquista que sempre motivou o nosso grupo e que, sem os tocadores antigos, não teríamos alcançado”, reconhece Fernando.

No Japão, o objetivo é ficar entre as cinco melhores equipes participantes. 

“Sabemos do alto nível da competição, pois só participam os melhores times do Japão e alguns convidados do mundo, mas daremos nosso melhor”, garante Adriano. “Estamos escrevendo um novo capítulo nesta história e vamos nos esforçar ao máximo para representar bem nossa cidade e nosso País”, completa Fernando.

Legado histórico - Traduzido para o japonês, taiko significa “tambor”, uma forma de percussão que expressa emoções intensas e conecta o espírito dos praticantes aos seus ancestrais. Ao som rítmico desses tambores, o Zenshin Daiko deseja ecoar o nome de Cascavel e do Brasil no Japão, honrando as gerações que mantêm vivo o espírito dessa arte e celebrando as tradições que tanto contribuem para a diversidade e o fortalecimento da nossa cidade e região.

“A influência da colônia japonesa não se limita a práticas culturais, mas é parte da identidade e da história da colonização de Cascavel, presente em sua vida comunitária, festividades e celebrações. Em cada apresentação, os tambores do taiko ressoam como um símbolo do legado da imigração japonesa no Brasil, especialmente aqui no no oeste do Paraná”, pontua Adriano Hoshi.

Mobilização solidária - Para realizar este sonho de representar o Brasil, o grupo conta com o apoio da comunidade. O campeonato no Japão cobre parte das despesas com transporte e alimentação, mas os custos com passagens aéreas, uniformes e outros itens são responsabilidade do Zenshin Daiko. Por isso, o grupo está promovendo uma série de ações de arrecadação, como eventos gastronômicos e parcerias com empresas. “A população de Cascavel pode se sentir parte dessa conquista, e toda ajuda é bem-vinda”, enfatiza Fernando.

Dentre as iniciativas, destaca-se o Sukiyaki Solidário, promovido pela ACEC. O próximo evento será realizado no dia 9 de novembro, com a possibilidade de consumo no local ou para levar para casa. O valor da porção é R$ 40.

Outro destaque é para a ação solidária com sorteio de dez prêmios no dia 15 de dezembro, ao custo de R$ 50 para participar.   Informações sobre as ações podem ser obtidas pelo Instagram do grupo, @zenshindaiko, ou pelo telefone do coordenador Adriano: (45) 9111-7181.

Via: Associação Cultural e Esportiva de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.