Cascavel

Surto de Streptococcus causa mortes e preocupa moradores da região oeste do Paraná

A doença, que acomete principalmente crianças, mas pode atingir qualquer faixa etár...

07 nov 24 - 00h27 Redação SOT
Surto de Streptococcus causa mortes e preocupa moradores da região oeste do Paraná

A cidade de Cascavel e região estão em alerta devido ao aumento significativo de casos de infecção invasiva causada pela bactéria Streptococcus Pyogenes. Em menos de três meses, foram registrados seis casos, com cinco ocorrendo em Cascavel e um em Santa Tereza do Oeste.

A doença, que acomete principalmente crianças, mas pode atingir qualquer faixa etária, apresenta alta taxa de letalidade, com mais de 80% dos casos evoluindo para óbito.

Os casos registrados abrangem uma faixa etária entre 1 e 49 anos, com maior concentração de óbitos entre crianças e adolescentes. Entre 5 e 14 anos, três pessoas perderam a vida, enquanto duas mortes foram registradas na faixa etária entre 20 e 49 anos.

Os sintomas mais comuns da infecção incluem dor de garganta, febre e lesões na pele. Diante desse quadro, o médico Lísias Tomé alerta para a importância de procurar atendimento médico imediato ao apresentar esses sinais.

Diante da gravidade da situação, a vigilância epidemiológica emitiu um alerta para toda a rede hospitalar de Cascavel, com o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde para a importância de um diagnóstico rápido e preciso. A alta letalidade da doença exige uma resposta rápida e eficaz do sistema de saúde.

A população deve estar atenta aos sintomas da infecção e procurar atendimento médico imediatamente em caso de suspeita. Além disso, é fundamental seguir as orientações das autoridades de saúde e adotar medidas preventivas como higiene das mãos e dos alimentos.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.