O Centro de Eventos Deziré Refosco foi palco, nesta quarta-feira (6), de mais uma etapa do Castrapet, projeto promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Em nível local, a iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
A ação resultou na castração de mais de 120 cães e gatos, incluindo machos e fêmeas, focando especialmente nos animais em situação de rua e sob a responsabilidade de protetoras cadastradas. Esta foi a segunda vez que o Castrapet atendeu à população animal de Toledo – a primeira passagem pela cidade foi em dezembro de 2022.
A estrutura, que tem como ponto central um ônibus adaptado para realizar seis procedimentos cirúrgicos ao mesmo tempo, é composta ainda por tendas e biombos para realização de pesagem, avaliação clínica, pré-operatório (tricotomia e anestesia) e pós-operatório. Por falar nisso, todos os tutores dos animais levaram para casa, de forma gratuita, a medicação que administrarão nos seus pets por uma semana.
Entre as beneficiárias pelo Castrapet estavam as protetoras Susana Mascarello Zorzo e Vivian Diel Ribeiro. “Eu cuido atualmente de 5 cães e 13 gatos, dos quais são quatro filhotes para adoção. Este evento ajuda no nosso trabalho, além de reduzir a espera pelo procedimento realizado pelo município”, observa Susana. “Trouxe cinco gatas e um cachorro, e este evento veio numa boa hora, pois eles entraram na fila do procedimento há cerca de três meses. Quando chega a nossa vez, ficamos felizes, pois todo o processo é bem feito”, comenta Vivian.
De acordo com a médica veterinária Julia Orlando Heiss, coordenadora de Proteção e Defesa Animal da SMMA, o projeto é uma importante estratégia para o controle populacional de cães e gatos no município. “Hoje estamos executando uma ação que é fruto de um convênio com o Governo do Estado, por meio do qual estamos castrando animais que já estavam na fila de espera do município. Com estes procedimentos, ultrapassamos a marca de 4.000 esterilizações de cães e gatos realizados desde 2021, todos gratuitos e intermediados pelo governo municipal”, destaca.
A ação da Sedest contribui para o Programa Permanente de Controle Populacional de Cães e Gatos, instituído pela Lei n.º 2.320/2020 e regulamentado pelo Decreto nº 885/2023. A iniciativa tem como objetivo oferecer castrações gratuitas de animais que estão aos cuidados de protetoras cadastradas pelo município, de pessoas que estão abrigadas em casas de passagem e de tutores que atendem aos critérios do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e manifestam interesse em atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de suas casas.
Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS