Com olhinhos brilhantes e curiosos, os alunos do Infantil 3 do Cmei Paraíso da Criança desembarcaram hoje (13) cedinho no Lago Municipal. O passeio tinha um objetivo bem específico, conhecer de perto um animal que, além de ser a sensação dos visitantes do Lago, tornou-se também um dos bichinhos preferidos dos alunos do Cmei: a capivara.
Logo ao descer do ônibus a criançada já se deparou com a enorme escultura de capivara, feita de bambu, que embeleza a entrada do lago e é parte da decoração do Natal dos Pioneiros, mas o que os pequenos mais queriam era ver de perto as moradoras oficiais do lago, as capivaras de verdade. Com a temperatura amena, depois de um dia de chuva, foi preciso caminhar um pouco, mas logo a caminhada foi recompensada com a presença de quase vinte capivaras que tomavam sol às margens do lago, depois de um banho matinal.
A contemplação das capivaras foi guiada por parte da equipe da Secretaria do Meio Ambiente e foi a veterinária do Zoológico, Vanilce Pereira, que falou sobre características da capivara e tirou dúvidas dos alunos. “Nós fizemos uma abordagem especial em relação às capivaras, que é o animal que eles têm estudado, tiramos várias dúvidas. Eles fizeram muitas perguntas, e isso é extremamente importante”, contou a bióloga que enalteceu a importância de levar o conhecimento sobre este animal, que é 100% brasileiro. “Nós temos chamado muita atenção para esse cuidado com a fauna brasileira, especialmente. A maioria de nós tem o hábito de contemplar mais a fauna exótica, africana, asiática, que são animais exuberantes sim, mas o Brasil é um país com a maior biodiversidade do mundo. Então, nós temos que valorizar a nossa fauna e é louvável esse trabalho da instituição, que fez esse despertar. As crianças tinham curiosidades incríveis”.
Vale lembrar que a Vanilce já possui intimidade com nossos pequenos alunos, pois ela e sua equipe também guiam a aula de campo do projeto Caminho Verde, que leva os alunos do Infantil V para uma visita técnica ao Zoológico de Cascavel.
Hora da história - Depois de uma rica caminhada, chegou a hora de sentar um pouco para descansar, antes do delicioso piquenique que foi preparado pela unidade escolar. E nada melhor do que descansar ao ar livre escutando uma boa história. A história não podia ser outra senão a do livro "O Capivara que pensava que era um ratinho", obra escrita e ilustrada pelo coordenador do Cmei Paraíso da Criança, Alexandre Peres. Foi ele mesmo que conduziu a contação da história que essa galerinha conhece muito bem, mas como ele mesmo disse: “História boa é história pra ser contada várias vezes”.
Além de enaltecer este animal brasileiro tão simpático e tão querido em Cascavel, o livro do professor Alexandre também fala sobre valores preciosos. “A história é sobre a importância de fazer o bem”.
A diretora do Cmei, Geisiely Rossoni, acompanhou cada momento do passeio. Ela falou da alegria que é ver um projeto que começou pequeno e foi crescendo a partir das parcerias que se formaram. “É a concretização de uma ação que a gente iniciou sem nenhuma intenção maior, que era só para ser um presente para as crianças, mas tomou uma proporção tão linda, e a gente envolveu tantas pessoas, e isso gera muita alegria”. Geisiely também falou da riqueza do passeio em termos de aprendizado para os alunos. “Isso vai ficar para a história deles, e a gente vendo eles conversando com a bióloga, tirando dúvidas, são crianças de Infantil 3, tirando dúvidas, e isso faz com que a gente entenda que valeu muito a pena”.
Parceria - Operação Verão - A história de amizade entre os alunos do Cmei Paraíso da Criança e as capivaras começou na época do Dia das Crianças, quando a equipe do Cmei planejava qual seria a lembrancinha que entregariam aos alunos para comemorar a data. Foi aí que surgiu a parceria com a 8ª Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR), que doou pelúcias de capivaras produzidas por PPLs (Pessoas Privadas de Liberdade) que atuam no setor de costura da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP). A partir daí, o coordenador Alexandre se encheu de inspiração e escreveu a obra "O Capivara que pensava que era um ratinho", deixando o presente de Dia das Crianças ainda mais especial.
A Polícia Penal foi além na parceria e visitou a instituição de ensino, promovendo bons momentos de interação com os alunos. E é claro que foi presença garantida também na manhã de hoje, durante a visita ao lago.
O diretor da 8ª Regional da Polícia Penal, Thiago Correia, contou que a confecção das pelúcias é parte das atividades de artesanato realizadas dentro da unidade prisional e que era um projeto sem maiores ambições, mas que graças a parceria formada junto ao Cmei Paraíso da Criança, a pelúcia e o livro do professor Alexandre agora integrarão as ações da Operação Verão, realizada pelas forças de Segurança, no litoral do Paraná. “A Polícia Penal é bastante conhecida por fazer parcerias e dessa parceria com o Cmei surgiu a possibilidade de se escrever o livro, onde o professor Alexandre escreveu e que a Polícia Penal agora vai utilizar para entregar para as crianças na Operação Verão”.
Para Thiago, a satisfação é ver que uma troca de parcerias está indo longe, e mostrando um belo trabalho que teve início aqui no município. “É a Polícia Penal ajudando a sociedade por meio das crianças no Cmei e o Cmei ajudando as crianças no litoral do estado, com a doação de livros que foram escritos por pessoas de Cascavel, uma situação muito bacana!, completou.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS