Cascavel

Cascavel promove o 1º Seminário Vozes Negras em alusão ao Dia da Consciência Negra

O evento, realizado no Ceavel, abordou temas relacionados à história, vivências e d...

22 nov 24 - 15h17 Redação SOT
Cascavel promove o 1º Seminário Vozes Negras em alusão ao Dia da Consciência Negra

Cascavel deu um importante passo na discussão sobre igualdade racial ao realizar o Primeiro Seminário Vozes Negras, promovido em parceria com o recém-criado Conselho Municipal da Igualdade Racial (Compir). O evento, realizado no Ceavel, abordou temas relacionados à história, vivências e desafios enfrentados pela população negra, marcando um momento de reflexão e avanço na luta por equidade.

De acordo com o secretário Rafael Tortato, da  Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (Sesd), o seminário simboliza um marco para a cidade. “É uma vitória para Cascavel, especialmente por acontecer em alusão ao Dia da Consciência Negra. Estamos aqui com uma expectativa muito boa de sair com ferramentas importantes para continuar o trabalho em prol da população”, destacou Tortato, que também celebrou a criação do Compir como a maior conquista deste ano.

Para  Lidinalva Rufino dos Santos, presidente do Afrovida e do Compir, o evento tem um valor histórico significativo. “Após 329 anos da morte de Zumbi dos Palmares, nosso herói negro, finalmente temos o primeiro Dia Nacional da Consciência Negra. Esse é um marco dentro da história do povo negro. No seminário, discutimos vivências e histórias, trazendo à tona os desafios enfrentados pelas pessoas pretas e pardas que participaram do evento”, explicou Lidinalva.

A educadora e vereadora Beth Leal enfatizou que a luta por igualdade racial é tardia, mas ainda assim necessária e urgente. “Esse seminário traz uma oportunidade importante para o Brasil assumir um papel de reconhecimento e mudança, além de pedir perdão ao povo negro. Hoje a sociedade está mais aberta a essas discussões, mas ainda há muito a fazer para alcançarmos a equidade”, afirmou.

Beth também destacou a importância da educação como ferramenta de transformação. “A educação antirracista é fundamental para formar cidadãos conscientes. É nas crianças que começamos o processo de respeito e informação, e elas levam isso para dentro de casa. Com essa base, podemos construir uma sociedade onde todos sejam tratados com igualdade e respeito às diferenças”, ressaltou.

O seminário reforça o compromisso de Cascavel em abrir espaços para discussões relevantes sobre igualdade racial, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.