A Câmara de Cascavel aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (25), a concessão do título de cidadão honorário ao jornalista e fotógrafo Cesar Luiz Pilatti. A homenagem foi apresentada pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola (PL) e pelo vereador Serginho Ribeiro (PSD).
“Cesar Pilatti representou e continua a representar Cascavel no Brasil e no mundo, e engrandece o nome de nossa cidade na área da fotografia e cinema, portanto, faz jus ao título de Cidadão Honorário de Cascavel”, destacaram os proponentes.
Natural de Pato Branco/Paraná, Pilatti nasceu em 22 de abril de 1962. Chegou a Cascavel em 1965, com seus pais Francisco e Laura Pilatti e uma irmã, a mais nova das quatro irmãs da família. É casado com Deizemaira, é pai de três filhas e avô de dois netos.
Pilatti trabalha com jornalismo desde a década de 90, tendo feito coberturas fotográficas de vários governadores e presidentes da república. Fotografou duas visitas papais, do então Papa Bento XVI, em 2007, e do Papa Francisco em 2013. Levou o nome da cidade e também do Paraná a vários países, tendo por isso recebido diversos prêmios, entre eles o mais importante do estado, o prêmio Bicho do Paraná em 1992.
Entre os anos de 2013 a 2016, comandou o departamento de comunicação da Amic Oeste do Paraná, sendo editor chefe da Revista Amic. Desde 2018 é o assessor de comunicação da Associação Médica de Cascavel – AMC e editor da Revista Afeto, caderno oficial da entidade.
Desde a década de 80, Pilatti promove e participa de relevantes exposições fotográficas e dezenas de filmes que estiveram em festivais de cinema nacional. Em 2013, criou a homenagem Retratos Vivos, que contempla homens e mulheres que contribuíram com a história de Cascavel, sendo necessário, como requisito, ter idade superior a 80 anos.
Ao longo dos anos Cesar teve convites para trocar Cascavel por grandes centros, porém, optou ficar por aqui, por acreditar que este é o lugar certo para sua família viver e é grato a Deus por todas as graças recebidas.
Sua atuação profissional abrange o jornalismo, fotografia publicitária, direção de comerciais para televisão, direção de cinema e diretor de fotografia para cinema.
Participou das exposições: O Ponto de Mutação: Museu da Imagem e do Som – Curitiba – PR 1996; Museu de Arte Contemporânea do Paraná: Mostra que reuniu diversos países, e que mereceu o título de Melhor Exposição do Paraná, em Curitiba – 1993; Usiminas: Belo Horizonte – MG, 1994; Palácio da Abolição: Fortaleza – CE, 1994; Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul: Exposição Comemorativa do 2º ano do MAC – Porto Alegre – RS, 1994; 45Th International Exhibition of Photograph: California – EUA, 1994; Hasselblad Austrian Super Circuit: Linz – Áustria, 1998; Exposição de Fotografia Campus da Sorbone: La Maison du Brésil – Paris, França, 2005. Recebeu as seguintes premiações: Placa de Prata por serviços de fotografia prestados no Paraná – Campo Mourão, 1995; Prata da Casa – Homenagem a ex-alunos do Colégio Wilson Joffre que se destacaram em sua área, 1998; Bicho do Paraná: Maior reconhecimento oferecido à um profissional do estado, 1994/1995;Troféu Glauber Rocha – durante o Festival de Cinema de Cascavel e Mostra Tempo Glauber; Prêmio Melhor Folder do Paraná, fotografia para a agência Blanco Lima, 2003;Menção honrosa com a foto “Veneza” – 2ª Mostra de Fotografias Cidade de Cascavel, Museu de Arte de Cascavel, 1992; Filme ‘O monte Carmel’, junto com a trilha sonora original foram selecionados e apresentados no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, 2013; Academia Sul Brasileira de Medalhística Militar: Medalha de mérito cultural – serviços prestados à cultura, 2014, entre outros.
Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS