Vinte e oito integrantes do Cooperelas, movimento de valorização feminina criado há três anos pela Coopavel, acabam de concluir o Programa de Formação de Liderança Feminina. Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná, o programa encerrou com imersão no cooperativismo, incluindo visita ao Sistema Ocepar, em Curitiba.
O grupo, composto por agricultoras cooperadas, filhas de cooperados e colaboradoras da Coopavel, foi recebido na Casa do Cooperativismo Paranaense pelo superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, Nelson Costa. Na ocasião, a analista técnica do Sescoop/PR, Ketlyn Zipperer Mali, apresentou a relevância das entidades que integram o Sistema Ocepar – Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar.
Diogo Tavares, analista de Relações Institucionais da Ocepar, destacou o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, reforçando a importância do protagonismo feminino nas decisões estratégicas do setor. “O Cooperelas acumula resultados fantásticos. É visível na Coopavel, no Show Rural e em atividades organizadas pela nossa cooperativa a crescente participação das mulheres. E isso tem sido importante e gratificante”, destaca o presidente Dilvo Grolli.
Visitas - Organizada pela Cooperativa Paranaense de Turismo, a imersão incluiu momentos marcantes. Antes da visita ao Sistema Ocepar, o grupo conheceu a Colônia Witmarsum, na região dos Campos Gerais. No dia seguinte, a agenda seguiu com viagem de trem até Morretes, no Litoral, e uma visita ao Porto de Paranaguá, um dos principais elos logísticos para o agronegócio.
As mulheres inscritas participaram de 80 horas de treinamento intensivo. O Cooperelas, iniciativa que já contempla 960 mulheres das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, busca desenvolver competências de liderança para preparar as participantes a assumir posições de destaque e gestão no cooperativismo.
Segundo a coordenadora da Universidade Coopavel, Tábita Paraizo, a formação abordou temas como cooperativismo, sucessão familiar, gestão de negócios, inovação e finanças no agronegócio, além de temas comportamentais, como autoconhecimento, comunicação e imagem de liderança.
A Coopavel reafirma seu papel como protagonista no desenvolvimento humano e social, valorizando a cooperativa e o produtor rural, conforme Tábita. Iniciativas como o Cooperelas destacam a importância de preparar líderes capacitadas para os desafios do futuro, fortalecendo laços entre cooperados e gestão estratégica.
Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS