Cascavel

Dezembro Vermelho: Cedip incentiva testes rápidos e reforça orientações à comunidade sobre HIV/Aids

Você também pode agendar uma palestra dentro da sua empresa e disseminar as orienta...

03 dez 24 - 17h22 Redação SOT
Dezembro Vermelho: Cedip incentiva testes rápidos e reforça orientações à comunidade sobre HIV/Aids

A luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) ganha ainda mais força neste mês, por conta da campanha Dezembro Vermelho, que chama a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas. Durante todo esse mês, o Cedip de Cascavel, o Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias, reforça a importância de realizar o teste rápido para identificar HIV/Aids precocemente e principalmente a prevenção combinada. 

Especialmente neste mês é importante a discussão sobre o assunto, buscando diminuir estigma e discriminação em relação à Aids. Para isso, o Cedip disponibiliza horários para palestras, atendimentos de grupos, material educativo para a comunidade. Se você tem interesse em agendar uma palestra, basta entrar em contato pelo telefone (45) 3902-1722 ou whats 99147-6583. Você pode acompanhar as atualizações do Cedip também pelo instagram @cedip.cascavel. 

O Cedip também tem a oferta gratuita de testes rápidos, sempre de segunda a quarta, das 7h às 12h e nas quintas das 7 às 17h. Ou ainda unidade de saúde mais próxima também pode realizar o teste rápido ou a coleta de sangue. No Cedip pode ser acessado também o auto teste de HIV, que a pessoa poderá realizar na sua casa se preferir. A unidade fica na Rua Cuiabá, 2340. 

TESTE RÁPIDO 

O exame de HIV pode e deve ser solicitado em consultas de rotina. É um exame especifico e muitas pessoas nunca o fizeram. O teste rápido pode ser realizado nas unidades de Saúde ou no próprio Cedip. 

O procedimento é simples: apenas um furo no dedo e o resultado fica pronto entre 30 minutos a 1 hora. Caso a pessoa queira, ela pode retirar no Cedip o autoteste, para que possa realizar o exame com mais privacidade, bem como levar para seus amigos ou parceiros. Para gestante e seu parceiro sexual é imprescindível a realização dos exames de HIV, sífilis, hepatite B e C, evitando a transmissão para o bebê. 

O Cedip tem a oferta gratuita de testes rápidos, sempre de segunda a quarta, das 7h às 12h e nas quintas das 7 às 17h. 

DADOS 

Conforme dados epidemiológicos, em Cascavel 1405 pessoas foram notificadas com HIV/Aids entre 2015 a 2024, sendo 912 HIV e 493 com diagnóstico de Aids. Com uma média 140 casos novos/ano no período. Quanto ao sexo 69,4% são do gênero masculino e 30,6% feminino. A faixa etária de 20 a 34 anos correspondem a 54% dos casos, seguida de 25 a 49 anos com 27%. 

No Cedip, que atende Cascavel e os municípios da 10ª Regional de Saúde, somente em 2024 foram admitidos 243 novos pacientes, 92 vieram transferidos de outros municípios, estados ou país, e dos que iniciaram acompanhamento, cinco foram a óbitos devido à gravidade quando fizeram o diagnóstico de HIV/Aids. 

Das medidas de prevenção para HIV, a recomendação é prevenção combinada: Uso do preservativo, testagem do HIV, tratamento das IST, uso de medicação para prevenir o HIV seja PEP ou PREP, Gestantes e seus parceiros devem se testar durante o pré-natal, e pacientes com diagnostico de HIV iniciar precocemente o tratamento para garantir qualidade de vida e também com tratamento regular e diário, controlar o vírus se tornando intransmissível. 

Diferença entre HIVxAids

O HIV é um vírus descoberto e divulgado há quase 40 anos, transmitido através de contato com sangue, secreções, órgão sexual e leite materno. Entra no nosso organismo através contato sexual (oral, vaginal e anal), de mãe para filho na gravidez, parto ou amamentação e ou por contato direto com sangue.

Já a Aids é a Síndrome da Imunodeficiência adquirida, é a consequência de um vírus não controlado. É  quando o vírus HIV destrói o sistema imunológico e nos deixa frágil para adquirir e desenvolver outras doenças.

Existe tratamento, mas não tem cura! Muitas pessoas são portadoras do vírus, mas não sabem, pois nunca realizaram o exame de HIV, que é um exame especifico.

Prevenção Combinada

Entre as novas estratégias para a prevenção da transmissão do HIV está o uso do Tratamento como prevenção (TASP, em inglês, ou TcP, em português), a Profilaxia Pós-exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP).

Atenção às orientações: 

1 – Use preservativo, seja masculino, seja feminino. Aproveite e abuse do gel lubrificante este pode ajudar no uso do preservativo.

2 – Faça o teste do HIV e convide seu parceiro (a) para fazer também.

3 –. Diagnosticando HIV o tratamento precoce também é uma forma de prevenção para qualidade de vida do portador e controle da carga viral, controlando a carga viral com tratamento a pessoa se torna intransmissível.

4 – Feridas, verrugas, corrimento no órgão sexual, pode ser uma IST, procure imediatamente um profissional de saúde. Trate, cure. Avise seu parceiro para se tratar também.

5 – Na gravidez, realize o pré-natal com todos os exames incluindo HIV, Sifilis, Hepatite B e C e o parceiro sexual da grávida também. Se a mulher ou o parceiro tiverem HIV todo cuidado pode ser tomado para que não seja transmitido para o bebe evitando a transmissão vertical.

6 – A prevenção do HIV também pode ser feita com o uso de medicação como a PEP e a PrEP. A PEP é uma profilaxia quando já ocorreu a exposição, deve ser iniciado o uso da medicação em no máximo 72 horas. Já a PrEP é uma medicação de uso continuo para prevenir o HIV. 

7 – Redução de Danos – o uso de drogas traz maior vulnerabilidade a exposição para IST e para HIV. Cuidados redobrados com uso de camisinha, não compartilhar cachimbos, canudos ou agulhas. 

8 –Vacine-se contra Hepatite B( disponível no SUS para qualquer idade) e para HPV. Essas também são doenças sexualmente transmissíveis e pode ser porta entrada para o HIV ou um complicador.

Faça o teste de  HIV: O teste de HIV é simples, rápido, barato e sigiloso. 

Quando a pessoa se infecta com o vírus do HIV ela pode demorar até 5 anos para começar adoecer. Mas no exame os anticorpos do HIV já são identificados após 30 dias da infecção.

Para mais informações sobre prevenção combinada, acesse: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.