Cascavel

Cascavel confirma surto de chikungunya com oito casos concentrados no Bairro Brasmadeira

A população deve permanecer atenta e colaborar com as ações de combate ao mosquito...

05 dez 24 - 09h09 Redação SOT
Cascavel confirma surto de chikungunya com oito casos concentrados no Bairro Brasmadeira

A Secretaria de Saúde de Cascavel confirmou um surto de febre chikungunya no município, com oito casos confirmados entre os dias 28 de julho e 3 de dezembro. Os casos estão concentrados na região do Bairro Brasmadeira, mais precisamente na localidade Melissa.

Todos os casos foram confirmados por exames laboratoriais realizados pelo Laboratório Central do Paraná (LACEN/PR) e envolvem mulheres com idades entre 15 e 69 anos. Os sintomas mais comuns relatados foram febre, dores articulares intensas, manchas vermelhas na pele, cefaleia e náuseas.

Diante da situação, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Estão sendo realizadas busca ativa de pessoas com sintomas, bloqueio com inseticida e borrifação em áreas de maior circulação de pessoas. Além disso, o município conta com o apoio técnico da 10ª Regional de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

É importante ressaltar que a febre chikungunya pode evoluir em três fases: aguda, pós-aguda e crônica, com sintomas como dores articulares persistentes que podem durar anos.

O primeiro caso de chikungunya no atual calendário epidemiológico de Cascavel foi registrado em setembro. Em novembro, mais cinco casos foram confirmados, e no início de dezembro, outros dois foram adicionados ao total.

O monitoramento contínuo das arboviroses, como a dengue, zika e chikungunya, é realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Cascavel. 

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.