18 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel confirma surto de chikungunya com oito casos concentrados no Bairro Brasmadeira

A população deve permanecer atenta e colaborar com as ações de combate ao mosquito para evitar a proliferação da doença.

Cascavel confirma surto de chikungunya com oito casos concentrados no Bairro Brasmadeira

A Secretaria de Saúde de Cascavel confirmou um surto de febre chikungunya no município, com oito casos confirmados entre os dias 28 de julho e 3 de dezembro. Os casos estão concentrados na região do Bairro Brasmadeira, mais precisamente na localidade Melissa.

Todos os casos foram confirmados por exames laboratoriais realizados pelo Laboratório Central do Paraná (LACEN/PR) e envolvem mulheres com idades entre 15 e 69 anos. Os sintomas mais comuns relatados foram febre, dores articulares intensas, manchas vermelhas na pele, cefaleia e náuseas.

Diante da situação, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Estão sendo realizadas busca ativa de pessoas com sintomas, bloqueio com inseticida e borrifação em áreas de maior circulação de pessoas. Além disso, o município conta com o apoio técnico da 10ª Regional de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

É importante ressaltar que a febre chikungunya pode evoluir em três fases: aguda, pós-aguda e crônica, com sintomas como dores articulares persistentes que podem durar anos.

O primeiro caso de chikungunya no atual calendário epidemiológico de Cascavel foi registrado em setembro. Em novembro, mais cinco casos foram confirmados, e no início de dezembro, outros dois foram adicionados ao total.

O monitoramento contínuo das arboviroses, como a dengue, zika e chikungunya, é realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Cascavel. 

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade