Paraná

Acordo entre Estado e UFPR garante moradia exclusiva para estudantes indígenas

Estado cedeu um imóvel localizado no centro de Curitiba, nos arredores do Largo da...

14 dez 24 - 13h13 Redação SOT
Acordo entre Estado e UFPR garante moradia exclusiva para estudantes indígenas

O Governo do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmaram nesta sexta-feira (13) um acordo para a criação de moradia para estudantes indígenas. O Estado assinou termo de cessão imóvel, localizado no Centro de Curitiba, nos arredores do Largo da Ordem. A UFPR vai custear a reforma do local para adequá-lo às necessidades dos estudantes.

A assinatura aconteceu na sede da Reitoria da UFPR. O acordo, que tem o Ministério Público Estadual como parceiro, possui o objetivo de criar um ambiente adequado para o acolhimento de estudantes indígenas na Capital.

O diretor-geral da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Povos Indígenas, Diego Buligon, ressaltou a importância da pauta indígena para o Governo do Estado, que hoje possui uma secretaria específica para atendimento de povos originários, com grandes conquistas desde a sua criação em 2023.

“A Casa do Estudante Indígena é um marco histórico decorrente de esforços mútuos que concretiza políticas afirmativas, demonstrando respeito à diversidade cultural, e mitigando a evasão universitária”, afirmou.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a importância da iniciativa como um passo fundamental para a inclusão e o sucesso destes estudantes na universidade. “O diálogo foi sempre para garantir o acesso e permanência dos estudantes indígenas na UFPR. Nada mais justo uma universidade pública ser uma universidade para todos”, enfatizou.

A importância do diálogo e da luta constante para assegurar a permanência e o bem-estar dos estudantes indígenas na universidade foi enfatizada por Gisleine Vieira da Silva, representante do Coletivo Moradia Estudantil Indígena e Coletivo dos Estudantes Indígenas (Maloca/Ceind) da UFPR. “Hoje, podemos caminhar de maneira diferente. Estamos aqui para dialogar, combinar nossas demandas e avançar na construção de um espaço mais inclusivo”, disse.

Para o procurador Olympio de Sá Sotto Maior, o Ministério Público do Paraná tem papel importante nesta ação. Ele reforçou a atuação do órgão na defesa dos direitos indígenas, destacando o trabalho contínuo para garantir a educação superior a esses estudantes. “O Ministério Público do Paraná tem um núcleo específico que trata dos direitos dos povos indígenas. Então a intervenção do MPPR será sempre no sentido de garantir os direitos desta população, com especial foco no acesso ao ensino universitário”, declarou.

PARTICIPAÇÃO – A assinatura contou com a participação do secretário de Estado de Administração e Previdência, Cláudio Stabile, e do representante da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis), Roland Rutyna.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.