O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, esteve no final da manhã desta sexta-feira (20) em Curitiba, onde visitou o edifício-sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, localizada na Linha Verde.
Durante a visita, Manoel Carlos reafirmou a importância estratégica, para a pasta, da construção da nova unidade operacional da PRF na BR-277 em São Miguel do Iguaçu, região oeste do estado.
“Trata-se de um projeto de fundamental importância para o país, em uma área de fronteira estratégica. Tem todo o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, disse Manoel Carlos de Almeida Neto. “Vamos dar encaminhamento favorável ao projeto.”
A futura base substituirá dois postos atuais da PRF, um deles em Santa Terezinha de Itaipu e outro em Céu Azul, ambos construídos há mais de 50 anos. A nova unidade será construída através de uma parceria da PRF com a usina Itaipu Binacional.
Com caráter multiagência, a obra poderá abrigar, em caráter permanente, além de equipes da PRF, servidores de outros órgãos de segurança pública e de fiscalização, como a Receita Federal, por exemplo.
A base terá mais de 3 mil metros quadrados de área construída, blindagem, heliponto, rampas para fiscalização de veículos e auditório. A unidade será autônoma em relação à geração de energia elétrica e terá um sistema de aproveitamento de água da chuva. O investimento total, a cargo de Itaipu, é de aproximadamente R$ 21,8 milhões.
"Sob o ponto de vista operacional, a construção desta nova base vai melhorar substancialmente as condições de trabalho dos nossos policiais, além de conferir maior efetividade às ações de fiscalização e combate ao crime na região", avalia Fernando César Oliveira, superintendente da PRF no Paraná. "Pela proximidade da BR-277 em relação ao Lago de Itaipu naquele ponto da rodovia, o projeto inviabiliza qualquer tentativa de traficantes ou contrabandistas de desviar da abordagem policial."
Antes de começar a sair do papel, logo após o aval do MJSP, o projeto será submetido à aprovação da Casa Civil da Presidência da República.
Via: Governo federal - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS