Cascavel

Chimarrão: bebida muito quente pode causar câncer de esôfago e faringe

Tradição faz parte da vida de muitas famílias, mas inspira cuidados e precauções...

22 abr 20 - 13h51 Redação SOT
Chimarrão: bebida muito quente pode causar câncer de esôfago e faringe

O chimarrão faz parte do dia a dia de milhares de pessoas, principalmente na região Sul do país. O consumo é tão relevante e presente que motivou, inclusive, um dia especial para essa bebida tradicional, o dia 24 de abril. A combinação entre o mate e a água quente já teve diversos benefícios para a saúde comprovados, mas pode se tornar um fator de risco para câncer de esôfago e faringe quando alguns cuidados não são seguidos no preparo.  

Em 2016, um grande estudo médico analisou a relação de algumas bebidas quentes e a geração de câncer. Segundo o médico oncologista do CEONC, doutor Bruno Kunz Bereza, comprovou-se inexistir participação direta da substância consumida (chá, mate ou outro tipo de planta), mas sim do modo que ocorria a preparação.

“O fator que influencia a geração do câncer é a temperatura de preparo e temperatura no consumo. Tomar o chimarrão a temperaturas altas, acima de 65 graus foi causador de câncer de esôfago e faringe. Um dado importante é que nosso esôfago possui menos terminações nervosas sensitivas que nosso lábio e língua, portanto quanto o líquido quente atinge nosso esôfago ele causa lesão de queimadura, sem sentirmos um desconforto importante”, esclarece o médico Bruno Kunz Bereza, especialista nas áreas de cancerologia cirúrgica com ênfase em cirurgia minimamente invasiva, com foco na área gastrointestinal.

Dessa forma, os cuidados devem ocorrer desde a escolha do mate que será usado no preparo da bebida. Na hora de fazer sua opção, a pessoa deve verificar se o cultivo conta com fertilizantes e agrotóxicos. 

“Algumas substâncias usadas para a proteção da planta, quando atingem altas temperaturas podem liberar substâncias nocivas para a saúde. Então a escolha de uma boa erva, sabendo a procedência, com selo de certificação da agricultura, ou mesmo orgânica, é o passo inicial”, destaca o oncologista Bruno Kunz Bereza.

O segundo passo preventivo, considerado o mais importante, é a temperatura de preparo. O consumo acima de 65 graus é fator definitivamente grave para a geração de câncer. Segundo o doutor Bruno, aconselha-se esquentar a água até uma temperatura de 70 graus, no máximo, pois entre o tempo de preparo e consumo, a água já deve ter esfriado para 55 ou 60 graus. São dois cuidados simples, que garantem a permanência do chimarrão no seu dia a dia, sem colocar a saúde em risco.

Caso a pessoa tenha tido o hábito de ingerir chimarrão com a água muito quente por longo período, a indicação é de mudança de cultura o quanto antes. 

“Pessoas que tenham associação de fatores de risco para câncer nessas localizações (tabagismo e etilismo, por exemplo), e que não desejem mudar os hábitos de vida, devem ser encorajadas a ter sempre um acompanhamento médico para que, diante do menor sintoma, prosseguir a investigação”, comenta o doutor Bruno.


Números e sintomas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de esôfago (tubo que liga a garganta ao estômago) é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres, sem considerar o câncer de pele não melanoma.  Estimativas apontam que, em 2020, devem ser registrados 11.390 novos casos, sendo 8.690 homens e 2.700 mulheres. 

“Os sintomas são variados e casos de cânceres iniciais de localização de faringe e esôfago não apresentam sintomas exuberantes. As pessoas que sempre consumiram chimarrão em altas temperaturas devem se atentar a sintomas de perda de peso, dificuldade de deglutição, engasgos, anemia e dor no peito”, conclui o médico do CEONC, doutor Bruno Kunz Bereza. 

Ao perceber qualquer sintoma diferente, o paciente deve procurar um médico.

Via: Assessoria CEONC - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.