Aproximadamente 80 indígenas que estavam acampados em um terreno de propriedade privada no Jardim Porto Alegre, em Toledo, embarcaram na sexta-feira (10) às 10h15 e seguiram rumo à cidade de Nova Laranjeiras, cidade de origem. Foram utilizados dois ônibus metropolitanos da Viação Sorriso de Toledo para as pessoas e um caminhão baú, disponibilizado pela Secretaria da Administração para transporte dos pertences.
O processo de embarque, bem como o trajeto até a cidade está sendo acompanhado pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), para assegurar a proteção das mulheres e crianças. A Guarda Municipal também está presente, desde o embarque e na escolta dos ônibus com viaturas para a segurança, tanto dos indígenas quanto dos servidores municipais. Uma enfermeira da Secretaria de Saúde também está acompanhando o transporte dos indígenas.
A secretária da SMDH, Sheila Delava, informou que todos os procedimentos que estão sendo realizados para transporte dos indígenas estão sendo informados e têm autorização da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). “Já entramos em contato com o cacique da aldeia deles, que está ciente e autorizou a chegada do grupo de volta à cidade de origem. Nós fomos surpreendidos pelo número de objetos que eles arrecadaram de ontem para hoje, e por isso providenciamos um caminhão para levar todos os pertences”, destacou Sheila.
O diretor de Segurança da Guarda Municipal, Ronaldo Rodrigues, explicou que é necessário que a escolta seja feita com uma viatura à frente dos ônibus e outra atrás, para garantir a segurança. “É um trabalho que já se iniciou há duas semanas em conjunto com a SMDH, e hoje pretendemos finalizar com tranquilidade e segurança”. finalizou
Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS