Paraná

Carreira internacional: falar alemão abre oportunidades para enfermeiros, cuidadores e profissionais

Conhecimento da língua facilita o recrutamento e aumenta as chances de sucesso no p...

20 jan 25 - 12h21 Redação SOT
Carreira internacional: falar alemão abre oportunidades para enfermeiros, cuidadores e profissionais

Com uma demanda crescente por profissionais qualificados, a Alemanha oferece excelentes oportunidades para enfermeiros e cuidadores de idosos que desejam construir uma carreira internacional. Os profissionais brasileiros da área podem se beneficiar de salários competitivos, condições de trabalho de alta qualidade e perspectivas de crescimento profissional.

O conhecimento da língua alemã também abre portas para universidades europeias, que oferecem bolsas e oportunidades de trabalho. Marina Ciola, professora de alemão e fundadora do Instituto Denkmal, associada da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Paraná (AHK Paraná), explica que “a área da saúde está em alta demanda devido ao envelhecimento da população alemã e ao baixo interesse dos jovens em se profissionalizar neste setor. Por conta disso, enfermeiros e cuidadores com fluência em alemão têm oportunidades imediatas de trabalho.”

A fundadora da Denkmal afirma que para trabalhar na Alemanha é necessário conhecer o processo de imigração, que consiste em diferentes etapas: primeiramente, é preciso ter conhecimento intermediário de alemão (nível B1), diploma validado e experiência profissional relevante e comprovada. Em seguida, é recomendado procurar uma empresa recrutadora confiável e inscrever-se no programa de recrutamento.

“O processo para se tornar fluente em alemão varia de aluno para aluno, mas dura, em média, 10 meses. Nosso curso é personalizado de acordo com cada necessidade e pensando também na certificação necessária (TELC ou Goethe) para poder iniciar o processo de imigração”, ressalta Marina.

Além da área de saúde, a tecnologia também tem empregado diversos brasileiros em território alemão. Os benefícios são muitos, dentre eles estão bolsas de estudo para universidades renomadas, salário em euros e suporte para moradia e passagem. Para iniciar o processo de imigração, a professora de alemão recomenda:

1. Conhecer a cultura alemã

2. Aprender frases simples e contextualizadas

3. Focar na comunicação, não apenas na gramática

4. Criar um plano de estudos com metas

“Sabemos como é difícil essa mudança, por isso, focamos na fluência funcional do aluno, ou seja, que ele consiga se comunicar sem dificuldades no dia a dia no momento de chegada na Alemanha. Entendemos que estar bem psicologicamente é fundamental e, para isso, contamos com psicólogos parceiros em nossas aulas. Trabalhamos também com uma imersão cultural nas tradições alemãs”, destaca a fundadora do Instituto Denkmal.

Inteligência Artificial no aprendizado de alemão

A Inteligência Artificial (IA) pode ser um grande aliado dos profissionais na hora de aprender uma nova língua, como o alemão. Existem plataformas de IA que proporcionam correção gramatical imediata, personalização do aprendizado e exercícios contextualizados. Aplicativos de pronúncia e conversação com robôs também ajudam a desenvolver habilidades orais e escritas.

No entanto, Marina Ciola alerta que é essencial utilizar essas ferramentas de forma equilibrada, sem substituir a interação humana e a prática ativa da língua. “O aluno deve utilizar como um material de apoio e não depender da IA para fazer todos os exercícios. Sempre reforço que a inteligência artificial veio para somar e não substituir a inteligência humana”.

AHK Paraná e intercâmbio profissional

A AHK Paraná, como representante oficial da economia alemã no estado, incentiva a imigração profissional de trabalhadores especializados. Contudo, salienta a importância da qualificação adequada e planejamento prévio para uma transição bem-sucedida. Além disso, recomenda uma rigorosa verificação da confiabilidade das recrutadoras envolvidas no processo.

Sobre a AHK Paraná - Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

Via: Assessoria AHK Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.