A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), atendeu no ano passado aproximadamente 220 mil consumidores, o que resultou em mais de 800 atendimentos diários.
Serviços financeiros, que incluem bancos e outras instituições de crédito, estão em primeiro lugar no ranking de reclamações, seguidos por operadoras de telefonia e TV por assinatura, comércio eletrônico, transporte aéreo, viagens, turismo e hospedagem. O índice de resolutividade das reclamações formalizadas no Procon-PR ultrapassa 70%.
“Esse número expressivo de registros mostra que o consumidor está cada vez mais consciente dos seus direitos, o que é muito positivo”, destaca o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda. “Além disso, o Procon-PR tem uma preocupação constante que é disponibilizar ao cidadão canais de atendimento acessíveis para facilitar a sua jornada”.
Na plataforma consumidor.gov.br – que permite a interlocução direta entre consumidores e fornecedores –, bancos, financeiras e administradoras de cartões de crédito ocupam o primeiro lugar nos atendimentos. Renegociação, parcelamento de dívidas e cobrança indevida estão entre os problemas mais citados.
Operadoras de telefonia e TV por assinatura ficaram em segundo lugar no ranking de atendimentos por este canal, com problemas como cobrança indevida, oferta não cumprida, SAC não resolutivo e má prestação de serviços.
Nos canais de atendimento internos do Procon-PR (site, telefone e presencial) a realidade se assemelha, com bancos e instituições financeiras ocupando o primeiro lugar e operadoras de telefonia em segundo. “O consumidor deve sempre buscar os seus direitos e procurar os nossos canais de atendimento” alerta Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
Confira os canais de atendimento do Procon-PR:
Plataforma consumidor.gov.br
Site www.procon.pr.gov.br
Telefone 0800 041 1512
Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Luiz Felipe Max/SOT
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS