![Tecnologia inteligente da Copel transforma distribuição de energia em mais nove municípios do Oeste](https://sot.inf.br/storage/fotos/09/02/2025/artigos/original/HE5AhHQfwhLrXkGAKMqN7IZb9hTQJ8tZakzkIXoc.jpeg)
A Copel segue avançando com a modernização do sistema elétrico no Paraná e inicia em fevereiro a instalação da Rede Elétrica Inteligente em mais nove municípios do Oeste do estado: Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Guaraniaçu, Iguatu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon e Três Barras do Paraná.
O novo programa já está em andamento na região em cidades como Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Toledo e Corbélia. Em Cascavel, 80% das unidades consumidoras já têm medidores inteligentes – equipamentos que entregam informações em tempo real para a central de operações da Copel.
A implantação da nova tecnologia compõe uma das maiores iniciativas de digitalização de rede de distribuição de energia na América Latina, sendo pioneira no Brasil com a instalação de medidores inteligentes em 100% das unidades consumidoras – tanto urbanas, quanto rurais.
IDENTIFICAÇÃO IMEDIATA – Os equipamentos inteligentes substituem os medidores convencionais de energia, também chamados de relógios, e por estarem conectados a uma rede de telecomunicações são capazes de identificar falhas ou interrupções de maneira imediata.
“A rede inteligente funciona como um sistema de comunicação em malha, em que todos os medidores inteligentes e equipamentos da rede elétrica se conectam, criando múltiplos caminhos para transmissão de dados. Se um trajeto falha, a informação encontra outra rota automaticamente, garantindo que a Copel receba dados sobre consumo, falhas e interrupções de forma contínua e segura”, explica Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição.
GESTÃO POR APLICATIVO - Para os consumidores, a tecnologia traz a possibilidade de monitorar o consumo de energia em tempo real por meio do aplicativo da Copel, acessível em smartphones e outros dispositivos móveis.
A modernização da rede também reduz, de forma gradual, a necessidade de visitas para leitura dos medidores, por isso a Companhia incentiva a adoção de faturas digitais, que têm a mesma validade legal que as impressas e servem como comprovante de endereço. Para cadastrar a fatura digital, basta acessar copel.com.
GRATUITO E SEGURO – A troca dos medidores é feita sem custo aos consumidores.
Em Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Guaraniaçu, Iguatu e Três Barras do Paraná as instalações são feitas pela empresa contratada Eletromil. Em Jesuítas e Marechal Cândido Rondon os instaladores são da terceirizada Eleng.
As equipes de profissionais das duas empresas comparecem devidamente identificadas com uniforme, crachá e veículos sinalizados. Cada substituição é rápida, dura em média 30 minutos por unidade consumidora.
REDE INTELIGENTE – As instalações no Oeste fazem parte da terceira fase do programa Rede Elétrica Inteligente da Copel, que abrange no total 50 municípios das regiões de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, com a substituição de 661 mil equipamentos.
Até o momento, o programa já instalou mais de 1 milhão de medidores em 105 municípios do Paraná. A meta é alcançar 1,7 milhão de unidades em 152 cidades até o final de 2025, contemplando consumidores das regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba – mais de 30% do número total de consumidores atendidos pela Copel no Paraná.
FUTURO DA ENERGIA – Os medidores inteligentes são essenciais para preparar as estruturas urbanas a funcionarem como cidades inteligentes, ou smart cities. Além dos benefícios diretos para os consumidores, a tecnologia cria as bases para a implementação de novos serviços no futuro, como integração com microgeração distribuída, estações de recarga de veículos elétricos e iluminação pública inteligente.
“Nas áreas rurais, com as distâncias e o acesso mais desafiador, a tecnologia remota agiliza a detecção de falhas e nos permite agir sem precisar enviar equipes para longos deslocamentos. Isso significa menos tempo sem energia para produtores e moradores, mais eficiência na manutenção e um fornecimento mais estável”, detalha Radaskievicz.
SUSTENTABILIDADE - Desde o início do programa, a Copel já evitou a emissão de mais de 400 toneladas de CO2, resultado da combinação entre redução de perdas elétricas e menor necessidade de deslocamentos de equipes.
Via: Assessoria Copel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!