Cascavel

MAPA certifica bioinsumo de cooperativa paranaense, desenvolvido em parceria com a Embrapa

O Azoscoop, inoculante para milho com formulação exclusiva, é um dos lançamentos em...

11 fev 25 - 09h35 Redação SOT
MAPA certifica bioinsumo de cooperativa paranaense, desenvolvido em parceria com a Embrapa

O primeiro dia do 37º Show Rural da Coopavel, segunda-feira (10), teve uma boa notícia do governo federal: a certificação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária de um bioinsumo inédito, desenvolvido pela Embrapa em parceria com indústria paranaense para beneficiar a produção de milho e aumentar a produtividade da cultura, sem causar danos ao meio ambiente. Porta-voz da novidade no evento em Cascavel, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PT) comemorou o anúncio. “Os biodefensivos contribuem para uma agricultura regenerativa, que prioriza a saúde do solo e a sustentabilidade, além de serem uma alternativa viável que oferta produtos de alta tecnologia para pequenos, médios e grandes produtores,” destacou o deputado. Zeca acompanhou de perto, em Brasília, as tratativas com os órgãos públicas para registro e certificação do produto.

O Azoscoop, inoculante para milho com formulação exclusiva, é um dos lançamentos em parceria com a unidade da Embrapa Soja , de Londrina, que pode ser conferido no estande da Biocoop Indústria de Biodefensivos  a primeira fábrica de bioinsumos de uma cooperativa brasileira (Coopavel). O produto é inédito no Brasil e passou por análise rigorosa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Com a certificação do Ministério da Agricultura, se completa essa etapa de autorização e ele pode ser produzido e registrado para comercialização.

O gerente da Biocoop, Leandro Belter , explica que o inoculante para milho tem como principal característica ser um promotor de crescimento natural, elevando a produtividade da cultura do milho e de forma ambientalmente sustentável. Na parceria, a Embrapa ficou responsável pela pesquisa, enquanto a Biocoop, da produção. Para fins de registro, o produto passou por avaliação de toxilogia na Anvisa, em seguida, o IBAMA avaliou o potencial de periculosidade  ambiental. A última etapa foi a avaliação e certificação do MAPA.  “Conseguir autorização para certificação do Azoscoop é uma vitória muito grande para nós após percorremos um longo processo, pois é um produto totalmente novo no mercado,” afirmou Leandro Belter.

Olho no futuro

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, ressaltou a crescente importância da produção de bioinsumos. Além disso, o fato de a Biocoop ser a primeira indústria de bioinsumos no Brasil a pertencer a uma cooperativa também é significativo, pois fortalece o papel das cooperativas na inovação e na busca por soluções mais ecológicas e acessíveis para os produtores rurais.

Ele agradeceu o empenho e a atenção do deputado Zeca Dirceu, destacando ainda o papel dos bioinsumos para o futuro da produção agropecuária: "Gastamos cerca de R$ 85 bilhões por ano em produtos químicos para a lavoura brasileira. Os produtos biológicos não chegam a R$ 10 bilhões. Daqui a cinco anos, deve triplicar essa participação,” destacou. "Quanto mais a gente colocar anel de proteção biológico nas nossas lavouras, mais vamos fortalecer a agropecuária e agregar valor dessa proteção aos nossos produtos".

No Show Rural 2025, Zeca Dirceu também visitou as centenas de exposições de produtos e serviços para a agricultura e pode conferir as inovações tecnológicas e das pesquisas paranaense e brasileira, com foco na produção sustentável de alimentos. “Qualquer tarefa que a agricultura paranaense tenha, pode contar com a gente em Brasília e no estado para apoiar e buscar solução”, completou o deputado.

Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.