![Policial Madril quer regra para destinação de objetos apreendidos pela Guarda Municipal de Cascavel](https://sot.inf.br/storage/fotos/11/02/2025/artigos/original/kT96stWnBd6II67mICsY3jN9CMGPPv6BkPEIMBYl.jpeg)
Para evitar acúmulo de itens sem procedência e reutilização para benefício público, o vereador Policial Madril (PP) apresentou uma indicação solicitando que a prefeitura elabore um projeto de lei para regulamentar o destino de objetos achados ou apreendidos pela Guarda Municipal. O documento foi enviado para a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade.
A proposta visa estabelecer um procedimento padrão para a administração pública lidar com esses bens quando não for possível identificar seus proprietários ou quando a polícia judiciária não os aceitar por não estarem vinculados a um processo criminal.
Atualmente, muitos desses itens acabam armazenados na sede da Guarda Municipal, sem um destino definido, o que gera acúmulo e possíveis danos aos materiais. “Há relatos de que esses objetos estão sendo armazenados em locais inadequados, onde podem se deteriorar ou ocupar espaço desnecessariamente”, justifica o vereador.
Leilão e reaproveitamento
A proposta sugere que os itens sem procedência sejam destinados de três formas: devolução aos legítimos donos, leilão para conversão em recursos financeiros a serem investidos em políticas públicas ou integração ao patrimônio municipal para reutilização por órgãos governamentais.
O vereador destaca o Código Civil já prevê, em seu artigo 1.231, que objetos não reclamados após 60 dias da sua divulgação pública devem ser leiloados, com o valor arrecadado revertido ao município.
A proposta não deve gerar custos extras para a prefeitura, pois os objetos já são armazenados pela Guarda Municipal. Segundo Madril, o projeto trará mais transparência e organização para a destinação desses bens, evitando desperdícios e beneficiando a população.
Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!