Cascavel - O governador do Paraná, Ratinho Junior, confirmou nesta quarta-feira (12), durante o Show Rural Coopavel 2025, que está disposto a disputar a presidência da República em 2026.
Em coletiva com a imprensa no Parque Tecnológico da Coopavel, ele confirmou a disposição em disputar as eleições presidências de 2026, falou sobre a sucessão do governo do Estado e sobre a alocação de aliados políticos em secretarias estratégicas.
Quando ao cenário federal de 2026, Ratinho confirmou que está disposto à disputa, no entanto, ressaltou que a decisão passa por uma discussão partidária dentro do PSD.
"Primeiro que eu tenho compromisso com o meu mandato e com os paranaenses, então eu tenho que continuar trabalhando pelo Estado como governador e de alguma maneira colaborar com o Brasil através do Paraná. Essa é uma questão partidária, não é eu que decido", afirmou.
O governador ainda destacou que a definição sobre sua candidatura ocorrerá apenas em 2026, no entanto, destacou a importância de mais opções na disputa eleitoral. "O Brasil é maior que a polarização. Ter mais candidatos ajuda a ter um debate político e trazer mais clareza, mais ideias para a população", completou.
Sucessão no Paraná - Quanto a disputa pela sucessão de Ratinho Junior ao Palácio Iguaçu, o governador falou que o cenário ainda é incerto e não confirmou compromisso com nenhum dos aliados políticos. Ratinho afirmou que a decisão será tomada em conjunto com seu grupo político.
"Temos bons nomes que têm possibilidade. E, naturalmente, isso vai ser decidido ao longo dos próximos meses, escolhendo aquele que tem mais capacidade técnica e de aglutinar as lideranças", disse.
O governador destacou que um dos principais objetivos na sucessão é manter a estabilidade política conquistada nos últimos anos. "Uma grande conquista do nosso governo foi ter trazido paz para o Paraná, paz política. A ideia é que a gente possa manter isso na escolha do sucessor", concluiu.
Paranhos no governo até março - Cotado bem antes das eleições de 2024 para ocupar alguma secretaria estratégica no governo do Paraná, o ex-prefeito de Cascavel, Paranhos, deve ser integrado até março. O governador Ratinho Junior confirmou que pretende trazê-lo para sua equipe, mas ainda não definiu qual pasta ele ocupará.
"Estamos trabalhando, eu quero definir até março, mas eu quero trazer ele para o governo do Estado", disse o governador.
Via: SOT/Mateus Barbieri - Foto: Luiz Felipe Max
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS