Cascavel

EPR dá início as obras de reforma das praças de pedágio na Região Oeste do Paraná

Concessionária EPR moderniza praças e aguarda assinatura para iniciar cobrança

21 fev 25 - 10h18 Atualizado 21 fev 25 - 16h43 Redação SOT

A concessionária EPR iniciou as obras de adequação nas praças de pedágio do Oeste do Paraná, marcando um novo capítulo na retomada da cobrança de pedágio na região. As intervenções, que já estão em andamento nas praças de São Miguel do Iguaçu, Céu Azul e Cascavel, visam preparar a infraestrutura para a reativação dos pedágios, garantindo a segurança viária e aprimorando os serviços oferecidos aos motoristas.

As obras de adequação englobam a modernização das praças existentes, a instalação de novos equipamentos, aprimoramento da sinalização, iluminação e melhorias estruturais nas rodovias, além da construção de cabines para garantir a segurança dos usuários.

O diretor-executivo do grupo EPR, Silvio Caldas, em entrevista ao Portal SOT, ressaltou que os trabalhos iniciais são essenciais para adequar as praças aos padrões estabelecidos no contrato de concessão.

O Lote 6, que abrange 662,1 km de rodovias no Oeste e Sudoeste do Paraná, incluindo trechos estratégicos como a BR-163 e a BR-277, foi concedido à EPR após leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, com um deságio de 0,08%.

Contrato e cobrança - A previsão é que o contrato seja assinado até abril de 2025, seguindo o cronograma da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Após a assinatura, a concessionária ainda precisará cumprir algumas etapas regulatórias antes de iniciar a cobrança, como fiscalizações e vistorias técnicas. Dessa forma, a retomada da cobrança dependerá da conclusão dos trâmites legais e das adequações iniciais das rodovias concedidas.

Caldas explicou que ainda não há um cronograma definido para a construção das novas praças de pedágio previstas no contrato, como as que serão instaladas na BR-163, em Lindoeste, e na PR-182, em Ampére, no Sudoeste do estado. A instalação dessas praças ocorrerá em etapas futuras da concessão.

Investimentos - O contrato do Lote 6 prevê um investimento total de R$ 12,67 bilhões em obras estruturantes e R$ 7,44 bilhões em manutenção ao longo dos 30 anos de concessão. Entre as melhorias previstas, destacam-se a duplicação de 462,5 km de rodovias, a construção de contornos urbanos, passarelas e pontos de parada para caminhoneiros.

O governo do Paraná enfatizou que a concessão garantirá tarifas inferiores às que estavam em vigor antes do encerramento dos antigos contratos. Segundo a administração estadual, os descontos podem chegar a 30% em relação às tarifas ajustadas aos valores atuais.

Apesar dos investimentos, a concessão gerou preocupação entre setores produtivos e a população, devido às tarifas de pedágio. O deságio de apenas 0,08% no leilão do Lote 6 foi apontado como um fator que pode manter os preços elevados.

Durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, o governador Ratinho Junior destacou a importância da concessão para a infraestrutura rodoviária do estado. "O Lote 6 representa o maior volume de obras da nova concessão. Serão quase R$ 8 bilhões investidos no Oeste e Sudoeste do Paraná, garantindo segurança e modernização para as nossas rodovias", afirmou.

Ratinho Junior também defendeu o modelo adotado pelo estado para as concessões. "As tarifas serão mais justas do que no antigo modelo e teremos investimentos garantidos. Essa concessão é um ganho para a sociedade, pois assegura um dos maiores pacotes de infraestrutura rodoviária da América Latina", completou o governador.

Fiscalização - A fiscalização da concessão será de responsabilidade da ANTT, mas o DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) poderá auxiliar nesse monitoramento. "A parceria entre ANTT e DER/PR permitirá um acompanhamento mais próximo das execuções contratuais, garantindo que as melhorias sejam entregues conforme previsto", informou o DER.

Tarifas - O preço da tarifa de pedágio do Lote 6 das rodovias do Paraná deve variar entre R$ 9,94 e R$ 17,09 para automóveis, acrescido da inflação do período entre o edital de concessão e o início da cobrança. Das nove praças, seis estão localizadas na BR-277, rodovia considerada o principal corredor logístico do Paraná para o escoamento da produção industrial e agrícola do estado, ligando o oeste paranaense ao Porto de Paranaguá.

Confira as tarifas estimadas:

Carros:

BR-277 (Prudentópolis): R$ 15,08

BR-277 (Candói): R$ 14,52

BR-277 (Laranjeiras do Sul): R$ 13,74

BR-277 (Cascavel): R$ 13,64

BR-277 (Céu Azul): R$ 13,70

BR-277 (São Miguel do Iguaçu): R$ 15,74

PR-280 (Pato Branco): R$ 9,94

PR-182 (Ampére): R$ 12,11

BR-163 (Lindoeste): R$ 17,09

Caminhões com oito eixos:

BR-277 (Prudentópolis): R$ 120,65

BR-277 (Candói): R$ 116,17

BR-277 (Laranjeiras do Sul): R$ 109,88

BR-277 (Cascavel): R$ 109,15

BR-277 (Céu Azul): R$ 109,60

BR-277 (São Miguel do Iguaçu): R$ 125,90

PR-280 (Pato Branco): R$ 79,51

PR-182 (Ampére): R$ 96,91

BR-163 (Lindoeste): R$ 136,72

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Luiz Felipe Max


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