Cedip tem testes rápidos para HIV e hepatites e serviços em doenças infecto-parasitárias
Para pessoas que desejam uma camada extra de proteção contra o HIV, o Cedip disponibiliza a profilaxia pré-exposição (PrEP).

O Cedip (Centro Especializado em Doenças Infecto-Parasitárias) de Cascavel é referência no atendimento, diagnóstico e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outras doenças infectocontagiosas. Localizado na Rua Cuiabá, 2340, o centro presta serviços essenciais à comunidade e realiza, mensalmente, cerca de 3 mil atendimentos, entre consultas e exames, além de efetuar aproximadamente 400 testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C.
O centro oferece uma ampla gama de atendimentos. Entre eles, os serviços especializados para HIV/AIDS, hepatites virais, infecções infecto-parasitárias tanto em adultos quanto em crianças, além de um ambulatório voltado para ISTs.
Também há atendimento em ginecologia e obstetrícia para mulheres vivendo com HIV/AIDS, bem como um serviço especifico para mulheres vitimas de violência sexual, que inclui a oferta da profilaxia pós-exposição (PEP). Para pessoas que desejam uma camada extra de proteção contra o HIV, o Cedip disponibiliza a profilaxia pré-exposição (PrEP).
No campo de prevenção, o Cedip atua por meio do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), onde são realizados testes para HIV, sífilis e hepatites, acompanhados de orientações e encaminhamento para tratamento quando necessário. O centro também desenvolve programas voltados para prevenção em populações com maior vulnerabilidade e promove palestras em empresas, universidades e outros serviços.
Para aqueles interessados em realizar os testes rápidos, o Cedip atende de segunda a quarta-feira, das 7h às 12h, e na quinta-feira das 7h às 17h. Já o atendimento nos ambulatórios médicos é feito mediante agendamento, após avaliação de exames ou encaminhamento das unidades de saúde, seguindo protocolos específicos para cada situação.
Em casos de exposição sexual com risco de transmissão, a profilaxia pós-exposição (PEP) deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente antes das 72 horas, o atendimento no Cedip, neste caso, é de segunda a sexta das 7h as 17h e fins de semana e feriado a referência é o Hospital Universitário.
O Cedip também busca ampliar sua atuação por meio de parcerias, especialmente na distribuição de preservativos em diversos pontos da cidade, como bares, boates e baladas, garantindo maior acesso e incentivando o uso desse método de preservação.
PALESTRAS - Além disso, a equipe do centro realiza visitas a empresas, escolas e universidades para oferecer palestras sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das ISTs, HIV e AIDS. Para estabelecer parcerias ou obter mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (45) 3902-1722 ou pelo email josanad@cascavel.pr.gov.br
PREVENÇÃO COMBINADA - A prevenção combinada contra o HIV envolve diversas estratégias, como o uso correto dos preservativos – seja masculino, feminino ou de uso interno, sempre associado a lubrificantes à base de água –, a realização periódica de testes e a utilização de PEP ou PrEP quando indicado.
Para mulheres grávidas que convivem com o HIV ou que desejam engravidar, o acompanhamento médico é fundamental para prevenir a transmissão ao bebê, sendo recomendado, em alguns casos, a não utilização do aleitamento materno. O tratamento antirretroviral, popularmente conhecido como “coquetel”, tem permitido o controle da replicação viral, evitando a progressão para a AIDS e, após seis meses de uso adequado, tornando a pessoa intransmissível.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade