Cascavel

Audiência propõe ações multidisciplinares para melhorar atendimento a doenças raras

Esses são os principais encaminhamentos decididos na Audiência Pública realizada na...

27 fev 25 - 18h41 Redação SOT
Audiência propõe ações multidisciplinares para melhorar atendimento a doenças raras

Mais informação ao público sobre as doenças raras, acesso a medicação de alto custo e alimentação específica, criação de protocolo de atendimento e triagem para encaminhamento ao serviço médico especializado, preparo de profissionais e hospitais para o atendimento, além da criação no calendário oficial do Fevereiro Lilás. Esses são os principais encaminhamentos decididos na Audiência Pública realizada na noite de quarta-feira (26), no Plenário da Câmara Municipal.

Proposta e coordenada pelo vereador Xavier (Republicanos), a audiência reuniu entidades da sociedade civil, profissionais de saúde, autoridades do município e do estado, assim como pessoas da comunidade. O tema central foi “Os desafios enfrentados por aqueles que convivem com doenças raras e os desafios dos que atuam profissionalmente nessa área”.

Além do proponente, participaram os vereadores João Diego (Republicanos), Edson Souza (MDB) e Dr. Lauri (MDB), além do vereador da cidade de Santa Tereza Jhonatan Diego Raizel Borba. Representando o prefeito Renato Silva (PL), veio o vice-prefeito Henrique Mecabô (Novo) e a secretária de Comunicação Beth Leal. O deputado federal Diego Garcia (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar de Doenças Raras, foi representado pela assessora Viviane Mendonça Odebrecht, e o deputado estadual Batatinha (MDB) enviou a assessora Beatriz Mendes.

Também compuseram a mesa na audiência, com uso da palavra: Mauro Giomo, vice-presidente do Conselho Municipal da Saúde; Reginaldo Andrade, diretor de Atenção à Saúde, representando a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau); a médica da família dra. Thaisi Estralioto de Souza Campos; Anderson Daniel Gromowski, coordenador do Fevereiro Lilás; Samanta Sitnik, representando a Associação de Mães de Autistas de Cascavel (Amac); Ana Cristina Kaczan, representante da Raras Paraná em Cascavel e mãe de dois filhos com doenças raras; dra. Irlene Silva da Cunha, médica pediatra na cidade de Ampére; Idilsa Fermo, do Centro de Apoio, Convivência e Direitos de Autistas de Cascavel (Caut); Celso Lunkes, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência; Jefferson da Silveira Menezes, presidente da Comissão de Acessibilidade da OAB Subseção de Cascavel; Lunara Gilio Finger, do Instituto Maria Clara Mayer de Boa Vista da Aparecida; dra. Luciana Berti, presidente da Comissão de Saúde da OAB; e Ieda Araujo Prado, mãe de Benicio Prado da Silva. Participaram em acesso remoto por videoconferência as coordenadoras da Raras Paraná – Curitiba: Claudiane Oliveira e Fernanda Akemi.

Encaminhamentos

Os encaminhamentos definidos em votação na Audiência Pública foram:

1. Instituir no calendário oficial de eventos do município de Cascavel o Fevereiro Lilás e o Dia Municipal de Conscientização das Doenças e Síndromes Raras, no último dia de fevereiro.

2. Reunião com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Secretaria de Educação e de Assistência Social, para debater melhorias e sugerir campanha de conscientização sobre o Sidora (Sistema da SESA para notificação de síndromes e doenças raras). Discutir a criação de mais hospitais públicos, como o Pequeno Príncipe e o Hospital das Clínicas de Curitiba, com o intuito de contribuir com o atendimento das demandas. Atenção maior para pacientes que necessitam de alimentação especifica.

3. Criação de protocolo de atendimento e triagem para encaminhamento para serviço médico especializado de genética com equipe multidisciplinar.

4. Requerimento para a SESA, buscando entender como está o Projeto de Lei para o aumento das patologias investigadas no teste do pezinho, pois hoje via SUS são somente 7 as doenças investigadas, pedido de Centro de Reabilitação (equipe multidisciplinar) e aparelhos CPAP (auxílio à respiração).

5. Sugerir a criação de um serviço centralizado para análise e providências para subsidiar o pedido de medicação de alto custo na via judicial, além da criação do cargo de Advogado do SUAS, que é o profissional que, entre outras atribuições, é parecerista de direitos a serem postulados perante a justiça.

6. Sensibilização para a população e profissionais sobre doenças raras.

7. Ofício com indicação ao deputado por maior investimento em pesquisas sobre doenças raras no Brasil.

8. Indicação para o município e estado solicitando aumento de professores de apoio pedagógico.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.