Após decisão do STF, Guarda Municipal passa a ter poder de polícia em Cascavel
Segundo a decisão do STF, as guardas devem respeitar limites, de forma a que não se sobreponham, mas cooperem com as atribuições das polícias...
Após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), os municípios receberam aval constitucional para que as guardas municipais atuem em ações de segurança pública com o poder de polícia. No município, o prefeito Renato Silva determina que a Guarda Municipal agora passará a ser a Polícia Metropolitana de Cascavel e as ações já começam de forma imediata.
Os agentes que atuam, até então, como guardas municipais, poderão fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas que lesem pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante, explica o secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Coronel Lee. “O prefeito Renato Silva pediu para nós iniciarmos os estudos, porque os guardas municipais agora vão ter o poder de polícia. Nessas novas ações, está aberto, inclusive a mudança do nome. Na nova nomeclatura, a princípio, será dado o nome de Polícia Metropolitana de Cascavel. Tínhamos muitos processos já tramitando na esfera judicial, principalmente no Supremo, sobre uma dúvida que pairava sobre as guardas municipais, se a atuação delas vale como polícia ou não. Se tinham o direito de atuar com a polícia no policiamento ostensível ou não, agora com essa decisão do Supremo do Tribunal Federal, as guardas municipais, ou seja, agora as novas polícias, podem atuar inteiramente como a polícia”, detalha.
Segundo a decisão do STF, as guardas devem respeitar limites, de forma a que não se sobreponham, mas cooperem com as atribuições das polícias Civil e Militar, cujas funções são reguladas pela Constituição e por normas estaduais. Um exemplo, é o papel de investigação, que seguirá sendo de PM e PC.
Mais Lidas
Publicidade