Filme Brasileiro “Ainda Estou Aqui” conquista o Primeiro Oscar da História do Brasil
O filme também se destacou em arrecadação. No Brasil, ultrapassou 5,1 milhões de espectadores, tornando-se a terceira maior bilheteria...

O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" venceu, neste domingo (02/0), o Oscar de Melhor Filme Internacional, tornando-se a primeira produção do Brasil a conquistar uma estatueta na premiação da Academia de Hollywood. O longa, dirigido por Walter Salles, superou concorrentes como A Garota da Agulha, Emilia Pérez, The Seed of the Sacred Fig e Flow.
Protagonizado por Fernanda Torres, o filme retrata a história de Eunice, esposa do ex-deputado federal Rubens Paiva, sequestrado e morto durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). O enredo é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal.
A produção brasileira desbancou Emilia Pérez, representante da França, que havia vencido o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Bafta, considerado o “Oscar britânico”. A obra francesa também esteve envolvida em polêmicas nas últimas semanas devido à exclusão da atriz Karla Sofía Gascón das campanhas promocionais do filme para o Oscar.
Antes de Ainda Estou Aqui, outros filmes brasileiros foram indicados na categoria de Melhor Filme Internacional, mas não conquistaram a estatueta. Entre eles estão Orfeu Negro, O Pagador de Promessas, O Quatrilho, O Que É Isso, Companheiro? e Central do Brasil.
O filme também se destacou em arrecadação. No Brasil, ultrapassou 5,1 milhões de espectadores, tornando-se a terceira maior bilheteria registrada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) desde 2018. No mercado internacional, Ainda Estou Aqui faturou US$ 27,4 milhões (cerca de R$ 159 milhões).
Mais Lidas
Publicidade