Anac suspende operações da Voepass por tempo indeterminado
A Voepass, resultante da união entre Passaredo Transportes Aéreos e Map Linhas Aéreas, operava com seis aeronaves, atendendo 17 destinos.

Na madrugada desta terça-feira (11), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a suspensão imediata das operações da companhia aérea Voepass. A medida, de caráter cautelar, foi tomada devido a "não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos", conforme comunicado da Anac.
A Voepass, resultante da união entre Passaredo Transportes Aéreos e Map Linhas Aéreas, operava com seis aeronaves, atendendo 17 destinos. A suspensão permanecerá em vigor até que a empresa comprove a correção das irregularidades identificadas.
A companhia aérea estava sob fiscalização da Anac desde agosto de 2024, após um acidente em Vinhedo (SP) que resultou em 62 mortes. Durante o processo de fiscalização, a Anac exigiu medidas corretivas da Voepass.
Em fevereiro de 2025, novas auditorias revelaram "degradação da eficiência do sistema de gestão" e "descumprimento sistemático" das exigências da agência. A Anac também identificou reincidência de irregularidades já sanadas e "falta de efetividade" no plano de ações corretivas da empresa.
Segundo a Anac, houve "quebra de confiança" nos processos internos da Voepass, com evidências de que seus sistemas perderam a capacidade de identificar e corrigir riscos na operação aérea.
No início de fevereiro, a Voepass havia informado o início de um processo de reestruturação financeira para reorganizar suas obrigações de curto prazo e estrutura de capital. A empresa alegou que o acidente de agosto de 2024 impactou seus planos de expansão e saúde financeira.
Passageiros com voos cancelados devem procurar a Voepass ou a agência de viagens onde adquiriram as passagens para solicitar reembolso ou reacomodação em voos de outras companhias.
Mais Lidas
Publicidade