
Nesta segunda-feira (17), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, recebe uma comitiva de pesquisadores e professores do Japão para um Diálogo Científico sobre Inovação Alimentar. A visita faz parte de uma iniciativa que busca fortalecer a cooperação entre Brasil e Japão, promovendo a troca de experiências na área agrícola por meio do Governo do Estado do Paraná.
Ao longo da semana, o grupo visitará as universidades estaduais do Paraná, discutindo temas como insumos e economia agrícola, engenharia genética animal e vegetal, automação de processos agrícolas, diagnóstico de doenças em animais e plantas, e alimentos funcionais.
Segundo Rafael Matiello, Assessor de Relações Internacionais da Unioeste, a missão tem como foco impulsionar o mercado agrícola nos dois países por meio de pesquisas inovadoras. Já o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, ressaltou a importância do intercâmbio acadêmico e das parcerias internacionais, destacando que essa visita é fruto de missões anteriores da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SETI) e da Fundação Araucária ao Japão.
Com o fortalecimento dessa relação, estudantes da Unioeste já tiveram a oportunidade de estudar no Japão. Para Paulo Afonso Schmidt, Diretor de Assuntos Internacionais da SETI, essas colaborações dependem das conexões estabelecidas ao longo do tempo, e a visita da comitiva japonesa é um passo importante nesse processo.
Além da Unioeste, outras universidades estaduais do Paraná, como UEL, UEM, UNICENTRO, UEPG, UENP e UNESPAR, também receberão os pesquisadores japoneses. O evento representa uma oportunidade de estreitar laços acadêmicos e fomentar soluções inovadoras para os desafios da agricultura e alimentação nos dois países.
O PhD Norihito Kanamori, representante do Escritório de Ligação do Sudeste Asiático do Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Agrícolas do Japão (JIRCAS), destacou que a missão visa transformar o diálogo em uma troca de experiências produtiva para Brasil e Japão, consolidando a cooperação científica entre as nações.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Thiago Leandro
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!