
Joana Cavalheiro e Silvia Palacio não se conhecem, mas compartilham o mesmo sonho: fazer um curso de ensino superior. Ambas também possuem outra semelhança: a idade; Joana tem 63 anos e, Silvia, 72. Na caminhada pelo diploma, elas escolheram a Universidade Paranaense (Unipar) campus de Cascavel para suas respectivas formações, em Gestão Ambiental e em Psicologia.
Joana conta que tem uma longa trajetória profissional com o meio ambiente, sendo que já trabalhou com reciclagem e, atualmente, trabalha em uma horta comunitária, onde faz o plantio e a venda de diversos itens. E foi a vivência prática e a vontade de atuar em outras frentes, como em um escritório, que despertou nela o interesse de fazer o curso de Gestão Ambiental. “Eu amo o meio ambiente, mas não aprendi a administrar e a administração é fundamental para todos nós, no nosso dia a dia de trabalho, em casa, no comércio”.
Para chegar ao primeiro curso superior, ela percorreu um importante caminho, tendo encerrado os estudos em 2012, através do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, ela conta que já participou de diversos cursos, como atendente de farmácia, costura, informática. “Eu incentivo as pessoas a fazerem as coisas certas e a realizarem os sonhos delas. O saber não ocupa lugar, corra atrás dos seus sonhos, não importa a idade”.
Já Silvia conta que, quando jovem, não teve a oportunidade de estudar, mas com o passar do tempo, o desejo por estudar Psicologia surgiu pela própria rotina. “Cheguei à conclusão que seria um curso ideal para eu fazer agora, pelo o fato de estar viúva, morando sozinha, de ter saído do emprego. Então optei por fazer algo que tivesse sentido e pelo meu autoconhecimento, melhorar a minha vida no sentido psicológico”. Ela conta também que faz acompanhamento psicológico.
Ambas as alunas ingressaram na Unipar em 2025, Joana na modalidade a distância, e Silvia de forma presencial. “Eu tive boas informações sobre o curso de Psicologia na Unipar e tenho conhecidos que estudam na Universidade, isso me despertou o interesse pela instituição”, destaca Silvia.
Atualmente, a Unipar conta com cerca de 50 alunos com mais de 60 anos matriculados, em todos os seus sete campi. Em Cascavel, são 10 alunos. “A inclusão de acadêmicos da melhor idade no ensino superior é uma conquista que vai além da sala de aula. Proporcionar oportunidades para aqueles com mais de 60 anos não apenas fortalece o aprendizado contínuo, mas também enriquece o ambiente acadêmico com experiências de vida valiosas. Para a Unipar, é gratificante fazer parte dessa jornada, apoiando e incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional desses estudantes. Acreditamos que o conhecimento não tem idade e que cada novo desafio superado reafirma o poder transformador da educação”, destaca o Diretor da Unidade, Raphael Sahd.
Via: Assessoria Unipar - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!