
O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realizou nesta segunda-feira (24) o primeiro encontro pós-operatório com pacientes bariátricos. O serviço de cirurgias bariátricas existe no HUOP desde 2019, em Cascavel, e atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da 10ª Regional de Saúde, com indicação para a cirurgia bariátrica.
“O encontro é alusivo ao mês de março, dedicado ao debate sobre a obesidade. Quando perguntamos aos pacientes o que melhorou após a bariátrica, a resposta é sempre a mesma: tudo”, afirmou Allan Cezar Faria, coordenador do serviço de obesidade e cirurgia bariátrica do HUOP.
O médico explicou que tratar a obesidade vai além da perda de peso, proporcionando uma melhor qualidade de vida e a oportunidade de o paciente resolver outros problemas de saúde.
“Um encontro como este nos motiva a continuar trabalhando para que mais pessoas tenham acesso ao serviço do HUOP. Os depoimentos que ouvimos aqui mostram melhorias não apenas para o paciente, mas também para seus familiares”, disse o coordenador.
A professora Steice Hepp, de Foz do Iguaçu, teve acesso ao serviço do HUOP por meio da 9ª Regional de Saúde. Ela relatou que sofre com obesidade desde a infância e está operada há três meses. Com 22 kg a menos, ela fez questão de compartilhar sua experiência sobre a importância da cirurgia. “Apesar de o pós-operatório ter sido difícil, estou muito feliz porque já eliminei 22 kg e aprendi a me alimentar corretamente. Meu dia a dia melhorou muito, e agora tenho mais disposição no trabalho e com a família."
Os pacientes atendidos pelo serviço de cirurgia bariátrica do HUOP recebem acompanhamento contínuo, tanto antes quanto após a cirurgia. O atendimento inclui a orientação nutricional. "O atendimento é coletivo. Não proibimos nenhum alimento, mas reeducamos os pacientes para que se alimentem de forma adequada", comentou o nutricionista Augusto Moresco.
SOBRE O SERVIÇO - Os interessados em conhecer mais sobre o serviço de cirurgia bariátrica do HUOP devem primeiro entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima. É lá que será feito o encaminhamento para a Regional de Saúde e, posteriormente, para o HUOP.
Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!