
O presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, Dilvo Grolli, apresentou um panorama detalhado do agronegócio brasileiro durante o GazzSummit Agro e FoodTechs, realizado pelo jornal Gazeta do Povo, na quarta-feira (26), em Curitiba. O evento, sediado na Ligga Arena, integrou a programação do Smart City Expo Curitiba.
Em sua palestra, Dilvo Grolli abordou dados da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, ressaltando o avanço da produtividade das safras de grãos no Brasil nos últimos 35 anos, com crescimento médio de 5% ao ano. Ele também destacou a projeção de 43,2 milhões de toneladas de grãos para a colheita paranaense de 2024/2025. A região Sul responde por 27% da produção nacional de grãos, ficando atrás apenas do Centro-Oeste, que detém 49%.
“O Brasil tem um grande potencial no agronegócio. Nos últimos 35 anos, a produção de grãos cresceu 468%, e projeções indicam que, em quatro ou cinco anos, poderemos atingir 400 milhões de toneladas. Esse avanço reflete o empreendedorismo dos produtores rurais, que geram empregos, distribuem renda e contribuem para a redução da pobreza”, afirmou Dilvo. Ele enfatizou ainda a importância da educação para aprimorar técnicas e impulsionar a produtividade. “A tecnologia não vem sozinha, ela exige conhecimento técnico, que começa com uma base educacional sólida”.
Durante sua apresentação, intitulada Agronegócio Brasileiro: case Coopavel, Dilvo Grolli também ressaltou a relevância do Show Rural para o setor agropecuário. O evento, realizado anualmente em Cascavel, reuniu em sua edição mais recente 407.094 visitantes entre os dias 10 e 14 de fevereiro. A próxima edição, a 38ª, já está programada para ocorrer de 9 a 13 de fevereiro de 2026.
Sobre o mercado internacional, o presidente da Coopavel mencionou desafios como recessão global, aumento das taxas de juros, conflitos geopolíticos, crescimento populacional, questões sanitárias e problemas na infraestrutura brasileira. “Enquanto não superarmos as incertezas e os desafios, não alcançaremos o crescimento e o desenvolvimento necessários”, pontuou.
Ele também destacou o papel das cooperativas na estruturação do agronegócio nacional. “Setenta por cento da soja produzida no Brasil passa pelas cooperativas, assim como o milho e outros produtos. O Paraná se destaca por ter a maior organização cooperativista do país, representada pelo Sistema Ocepar. Sem essa estrutura forte, não teríamos o crescimento que alcançamos”, destacou o presidente da Coopavel.
Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!