Cascavel

Dilvo Grolli destaca o crescimento do agronegócio brasileiro no GazzSummit

O evento, sediado na Ligga Arena, integrou a programação do Smart City Expo Curitib...

27 mar 25 - 21h55 Redação SOT
Dilvo Grolli destaca o crescimento do agronegócio brasileiro no GazzSummit

O presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, Dilvo Grolli, apresentou um panorama detalhado do agronegócio brasileiro durante o GazzSummit Agro e FoodTechs, realizado pelo jornal Gazeta do Povo, na quarta-feira (26), em Curitiba. O evento, sediado na Ligga Arena, integrou a programação do Smart City Expo Curitiba.

Em sua palestra, Dilvo Grolli abordou dados da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, ressaltando o avanço da produtividade das safras de grãos no Brasil nos últimos 35 anos, com crescimento médio de 5% ao ano. Ele também destacou a projeção de 43,2 milhões de toneladas de grãos para a colheita paranaense de 2024/2025. A região Sul responde por 27% da produção nacional de grãos, ficando atrás apenas do Centro-Oeste, que detém 49%.

“O Brasil tem um grande potencial no agronegócio. Nos últimos 35 anos, a produção de grãos cresceu 468%, e projeções indicam que, em quatro ou cinco anos, poderemos atingir 400 milhões de toneladas. Esse avanço reflete o empreendedorismo dos produtores rurais, que geram empregos, distribuem renda e contribuem para a redução da pobreza”, afirmou Dilvo. Ele enfatizou ainda a importância da educação para aprimorar técnicas e impulsionar a produtividade. “A tecnologia não vem sozinha, ela exige conhecimento técnico, que começa com uma base educacional sólida”.

Durante sua apresentação, intitulada Agronegócio Brasileiro: case Coopavel, Dilvo Grolli também ressaltou a relevância do Show Rural para o setor agropecuário. O evento, realizado anualmente em Cascavel, reuniu em sua edição mais recente 407.094 visitantes entre os dias 10 e 14 de fevereiro. A próxima edição, a 38ª, já está programada para ocorrer de 9 a 13 de fevereiro de 2026.

Sobre o mercado internacional, o presidente da Coopavel mencionou desafios como recessão global, aumento das taxas de juros, conflitos geopolíticos, crescimento populacional, questões sanitárias e problemas na infraestrutura brasileira. “Enquanto não superarmos as incertezas e os desafios, não alcançaremos o crescimento e o desenvolvimento necessários”, pontuou.

Ele também destacou o papel das cooperativas na estruturação do agronegócio nacional. “Setenta por cento da soja produzida no Brasil passa pelas cooperativas, assim como o milho e outros produtos. O Paraná se destaca por ter a maior organização cooperativista do país, representada pelo Sistema Ocepar. Sem essa estrutura forte, não teríamos o crescimento que alcançamos”, destacou o presidente da Coopavel.

Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.