Cascavel

Energia elétrica: OAB Cascavel participa de audiência e reforça atuação em defesa do consumidor

Debate realizado na Câmara de Vereadores discutiu o alto índice de reclamações em r...

29 mar 25 - 12h11 Redação SOT
Energia elétrica: OAB Cascavel participa de audiência e reforça atuação em defesa do consumidor

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel), por meio de sua Comissão de Direito do Consumidor, esteve presente na Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores de Cascavel, nessa quinta-feira (27), para debater o alto número de reclamações sobre o aumento no valor das contas de luz e as frequentes quedas no fornecimento de energia elétrica na cidade e região. O problema surgiu após a instalação de medidores inteligentes pela Companhia Paranaense de Energia. 

Participaram do debate consumidores afetados, vereadores, autoridades locais e representantes da Copel, em busca de soluções. Em sua fala, o advogado Robson Luiz Ferreira, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Cascavel, reafirmou o histórico de atuação da Ordem em defesa dos direitos dos consumidores em todo o Brasil. “Especialmente em Cascavel, a OAB sempre esteve ao lado dos consumidores, e neste caso, não será diferente. A OAB Cascavel está atenta e à disposição para mediar uma solução entre a Copel e os consumidores”, assegurou.

A preocupação com o aumento substancial das queixas motivou a convocação da audiência pública pela Câmara de Vereadores. No ano passado, quando iniciaram as trocas de medidores, a Copel registrou 108 reclamações, sendo 15 relacionadas ao aumento nas contas de energia. Antes mesmo de fechar o primeiro trimestre deste ano, já são 106 reclamações, das quais 80 se referem diretamente ao valor das faturas.

“Não é um fato isolado. É uma situação gritante. Para resolver sugerimos trazer alguém dentro do Procon ou uma comissão específica que possa resolver este problema. Enquanto OAB, estamos à disposição para mediar soluções eficazes. Queremos evitar que cheguemos ao ponto de ações judiciais”, ponderou.

O doutor Robson também destacou a importância da audiência pública como uma ação preventiva, afirmando que iniciativas como essa ajudam a evitar o aumento de processos judiciais, que sobrecarregam o sistema judiciário e impactam na obtenção de resultados ágeis e efetivos para a comunidade. "A mediação é sempre mais eficaz e oferece resultados mais rápidos do que a judicialização do problema. Por  isso, a OAB se coloca como mediadora, buscando uma solução justa para todos os envolvidos", concluiu.

Primeiros efeitos - Como resultado imediato dos diversos encaminhamentos sugeridos durante a audiência, a Copel se comprometeu em disponibilizar um atendimento específico para consumidores com problemas relacionados às contas de energia, já a partir desta sexta-feira (28).

Das 8h30 às 14h, consumidores que se sentirem prejudicados podem buscar este atendimento na sede do Procon, localizada na Rua Duque de Caxias, 558, Centro.

“Este é um passo importante. Vamos continuar atentos, pois precisamos avançar para dar uma resposta efetiva para a comunidade”, reafirma Robson.

Demais presenças - A audiência pública foi coordenada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Cascavel e contou com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade local. Além do Legislativo, participaram o vice-prefeito Henrique Mecabô, a promotora Larissa Haick Vitorassi Batistin e representantes da Copel, que esclareceram dúvidas e analisaram contas apresentadas pelos consumidores.

Via: Assessoria OAB Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.