
Diante do aumento da violência e das preocupações com a população em situação de rua, a Prefeitura de Cascavel tem reforçado sua atuação com operações estratégicas e iniciativas sociais. A administração municipal afirma que a segurança pública é uma prioridade e que ações concretas já foram realizadas para enfrentar o problema.
Nos últimos meses, duas grandes operações – Blindagem e Resgate – resultaram na apreensão de mais de 500 objetos perfurocortantes e na prisão de mais de 20 criminosos que estavam infiltrados entre os moradores de rua. Além disso, mais de 200 passagens foram emitidas para que andarilhos pudessem retornar às suas cidades de origem.
O prefeito Renato Silva reafirmou o compromisso da gestão em intensificar essas ações. "Quem quiser ajuda de verdade, terá. Isso é uma questão de humanidade e política pública. Mas os bandidos que tiram a paz da nossa população não terão nova chance", declarou. As operações contam com o apoio da Polícia Militar, Polícia Federal e Batalhão de Fronteira.
Operação Blindagem
Iniciada em fevereiro, a Operação Blindagem foi conduzida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, com a participação da Guarda Municipal e da Guarda Civil Patrimonial. Durante a ação, mais de mil abordagens foram realizadas e constatou-se que 86% das pessoas em situação de rua tinham algum histórico criminal.
Os agentes prenderam 17 indivíduos em flagrante, apreenderam drogas como maconha, crack e cocaína, recuperaram cinco veículos e retiraram mais de 200 lâminas, facas e objetos cortantes das ruas.
Operação Resgate
No início de março, a Operação Resgate intensificou as abordagens e incluiu secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Cidadania. O primeiro balanço da operação registrou mais de 500 abordagens, quatro prisões, 351 objetos cortantes apreendidos e três veículos recuperados.
A Secretaria de Assistência Social prestou 60 atendimentos, com encaminhamentos para abrigos e centros de apoio. Além disso, a Secretaria de Cidadania e Proteção à Mulher ajudou 13 pessoas em situação de rua a iniciarem tratamentos contra a dependência química.
Campanha de conscientização e geração de oportunidades
Além da repressão ao crime, a Prefeitura lançou a campanha "Sua esmola não ajuda, acione a Abordagem Social", que orienta a população a não dar dinheiro, mas a solicitar atendimento especializado pelo telefone (45) 98431-6376.
A administração municipal também destaca que há mais de mil vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador para quem deseja mudar de vida.
Com essas medidas, Cascavel busca garantir mais segurança e oportunidades, reforçando o compromisso com a proteção da população e o combate à criminalidade.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!