
O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), projeto de extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, já embarcou rumo a Indianápolis, Estados Unidos. O grupo irá participar da Shell Eco-Marathon Americas 2025, na categoria Urban Concept, com o carro movido a hidrogênio verde produzido no Itaipu Parquetec.
Os professores e coordenadores do projeto, Fernando José Gaiotto e Antonio Marcos Massao Hachisuca (Shiro), estão acompanhando o grupo durante a viagem e competição, que será nos dias 2 a 6 de abril. Durante a Shell Eco-Marathon Americas 2025 será percorrer 16km em 35 minutos no circuito da Indianapolis Motor Speedway.
Para a participação do grupo na competição, o professor Shiro lembra da importância do apoio financeiro da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do reitor Alexandre Webber, junto com os setores de convênio, compras, financeiro, empenho, jurídico da reitoria e do campus de Foz do Iguaçu.
“Gostaríamos de agradecer o Secretário Aldo Bona, junto com o reitor Alexandre, que em 2023 confiou na nossa equipe e financiou o desenvolvimento de pesquisa aplicada para a construção do primeiro veículo universitário para competição de eficiência energética, movido a célula a combustível de hidrogênio. Fomos a única equipe da américa latina a passar pela inspeção tecnica na etapa Shell Eco-marathon Brasil 2024, que resultou em recebermos o convite de competir na etapa dos Estados Unidos em 2025”.
O professor Fernando, que coordena o projeto, também enxerga a importância de todo o investimento, que proporcionou a oportunidade de participar da competição. “A construção de um protótipo conceito urbano é um projeto de muitas mãos, pessoas que confiaram nesse projeto de extensão, mas mais especificamente no grupo de alunos que compõe o GCE. Agradecemos imensamente o nosso Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Bona, e nosso digníssimo reitor Alexandre Webber, que foram protagonistas nesse projeto. A SETI e a Unioeste nos apoiaram no projeto, desenvolvimento, na construção e na pesquisa desse protótipo. Além disso, a secretária está custeando toda a nossa viagem para os Estados Unidos, dando oportunidade de competir ao lado de grandes equipes norte Americanas e assim, contribuir com uma formação acadêmica prática/aplicada e de qualidade”, ressalta o professor.
Os recursos para a produção do carro, junto com as oportunidades de participação em competições, tiveram início com uma parceira entre a Unioeste e Seti em 2023. A partir disso, foi possível a aquisição de uma das células de combustível a hidrogênio, para pesquisa, para teste para a própria utilização do veículo.
Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!