Cascavel

Unioeste: Alunos partem para Shell Eco-Marathon Americas 2025 em Indianápolis (EUA)

O grupo irá participar da Shell Eco-Marathon Americas 2025, na categoria Urban Conc...

31 mar 25 - 21h35 Redação SOT
Unioeste: Alunos partem para Shell Eco-Marathon Americas 2025 em Indianápolis (EUA)

O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), projeto de extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, já embarcou rumo a Indianápolis, Estados Unidos. O grupo irá participar da Shell Eco-Marathon Americas 2025, na categoria Urban Concept, com o carro movido a hidrogênio verde produzido no Itaipu Parquetec.

Os professores e coordenadores do projeto, Fernando José Gaiotto e Antonio Marcos Massao Hachisuca (Shiro), estão acompanhando o grupo durante a viagem e competição, que será nos dias 2 a 6 de abril. Durante a Shell Eco-Marathon Americas 2025 será percorrer 16km em 35 minutos no circuito da Indianapolis Motor Speedway.

Para a participação do grupo na competição, o professor Shiro lembra da importância do apoio financeiro da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do reitor Alexandre Webber, junto com os setores de convênio, compras, financeiro, empenho, jurídico da reitoria e do campus de Foz do Iguaçu.

“Gostaríamos de agradecer o Secretário Aldo Bona, junto com o reitor Alexandre, que em 2023 confiou na nossa equipe e financiou o desenvolvimento de pesquisa aplicada para a construção do primeiro veículo universitário para competição de eficiência energética, movido a célula a combustível de hidrogênio.  Fomos a única equipe da américa latina a passar pela inspeção tecnica na etapa Shell Eco-marathon Brasil 2024, que resultou em recebermos o convite de competir na etapa dos Estados Unidos em 2025”.

O professor Fernando, que coordena o projeto, também enxerga a importância de todo o investimento, que proporcionou a oportunidade de participar da competição. “A construção de um protótipo conceito urbano é um projeto de muitas mãos, pessoas que confiaram nesse projeto de extensão, mas mais especificamente no grupo de alunos que compõe o GCE. Agradecemos imensamente o nosso Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Bona, e nosso digníssimo reitor Alexandre Webber, que foram protagonistas nesse projeto. A SETI e a Unioeste nos apoiaram no projeto, desenvolvimento, na construção e na pesquisa desse protótipo. Além disso, a secretária está custeando toda a nossa viagem para os Estados Unidos, dando oportunidade de competir ao lado de grandes equipes norte Americanas e assim, contribuir com uma formação acadêmica prática/aplicada e de qualidade”, ressalta o professor.

Os recursos para a produção do carro, junto com as oportunidades de participação em competições, tiveram início com uma parceira entre a Unioeste e Seti em 2023. A partir disso, foi possível a aquisição de uma das células de combustível a hidrogênio, para pesquisa, para teste para a própria utilização do veículo.

Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.