Cascavel intensifica ações de segurança pública com apoio do Governo do Estado e Assembleia Legislativa
"É preciso cuidar de quem quer ser cuidado e agir com firmeza contra quem comete crimes", afirma Gugu Bueno

A convite do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Gugu Bueno, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Teixeira, esteve em Cascavel nesta quinta-feira (3) para uma reunião ampla com as autoridades da área de segurança pública.
Em pauta, ações efetivas para o enfrentamento ao recente aumento na sensação de insegurança em Cascavel, especialmente provocada por grupos de moradores de rua que têm utilizado espaços públicos para atividades criminosas.
A força-tarefa discutiu medidas para combater os crimes cometidos nas ruas e também para fortalecer as estruturas de acolhimento social. Durante o encontro, o deputado Gugu Bueno destacou que a reunião foi necessária para alinhar estratégias e dar uma resposta rápida à população.
“É preciso dar uma resposta à nossa população. É claro que nós reconhecemos os grandes investimentos que têm ocorrido na segurança pública do Paraná. O governador Ratinho Júnior contratou mais de 5 mil policiais nos últimos anos. Agora autorizou a contratação de mais 2 mil e temos na Assembleia Legislativa um projeto para permitir o retorno de 600 policiais da reserva. Mas Cascavel vive um momento pontual que exige ações urgentes”, afirmou o deputado.
Algumas medidas foram anunciadas pelo prefeito, Renato Silva durante a reunião. Entre elas a contratação de 28 agentes da Guarda Municipal para reforçar o efetivo de segurança pública em Cascavel. "Nós estamos trabalhando para garantir que todas vivam em paz. Os que quiserem uma mão amiga para sair dessa vida, o Município está de braços abertos. Mas para os que não, já estamos reforçando nossa Guarda a partir de hoje, para seguir com as ações de segurança. Vamos fazer a nossa parte de estar integrados com as forças de segurança. Nós não brincamos com uma situação tão séria que é a segurança de toda a sociedade”, declara.
Também foi divulgada a reforma do local onde vai funcionar uma base do BPFron (Batalhão e Fronteira), nas proximidades da Avenida Assunção; a nova sede da Polícia Federal nas proximidades do Terminal Rodoviário; instalação da base da PRF junto ao Aeroporto; instalação da Esfaep na região do Morumbi, na sede do antigo Caom; apoio do poder judiciário e intensificação da atuação das Polícias Militar e Civil, junto à Guarda Civil e Guarda Patrimonial de Cascavel.
ACOLHIMENTO X COMBATE AO CRIME
Gugu Bueno também reforça que há estrutura de acolhimento em funcionamento e que é preciso diferenciar quem precisa de ajuda social de quem comete crimes.
“Cascavel tem todas as condições de cuidar daqueles moradores de rua que querem ser cuidados. É preciso cuidar de quem quer ser cuidado e agir com firmeza contra quem usa as ruas para cometer crimes. Esses têm que ser tratados como bandidos, e a resposta precisa vir com firmeza e estrutura de segurança pública”, completou.
O secretário estadual de Segurança, coronel Hudson, afirmou que o Governo do Estado tem ampliado os investimentos no setor com contratação de efetivo, viaturas e modernização.
“Estamos com concurso aberto para 2.000 policiais militares, autorizados mais 600 bombeiros e 500 policiais penais recém-formados. Além disso, está em tramitação a criação do ‘policial designado’, que permitirá o retorno de policiais aposentados. São 2.600 profissionais a mais para reforçar a segurança no Paraná”, explicou Hudson.
O Coronel Hudson também destacou que o problema do aumento da violência entre moradores de rua não é exclusividade de Cascavel.
“Esse é um fenômeno que temos observado em outras cidades em crescimento, como Camboriú, Maringá, Londrina. São pessoas que vieram para trabalhar na construção civil, mas que, sem emprego, acabam em situação de vulnerabilidade e, em muitos casos, partem para o crime”.
Durante a reunião, foi reforçado o compromisso conjunto entre Município, Assembleia Legislativa e Governo do Estado para fortalecer a estrutura de segurança.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade