Frio não espanta pescadores e Lago Municipal de Cascavel lota em tradicional pesca solidária
A iniciativa, que uniu esporte e solidariedade, arrecadou mais de cinco toneladas e meia de alimentos para o Provopar...

O Lago Municipal de Cascavel se transformou em um vibrante ponto de encontro neste domingo (06), com a realização da tradicional Pesca no Lago. Milhares de cascavelenses, munidos de varas e iscas, desafiaram o frio e ocuparam as margens do lago desde as primeiras horas da manhã, em busca de um dia de lazer e pesca. A iniciativa, que uniu esporte e solidariedade, arrecadou mais de cinco toneladas e meia de alimentos para o Provopar, com a distribuição de cinco mil pulseiras aos participantes que doaram um quilo de alimento.
O prefeito Renato Silva, acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio, e do presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Almeida, percorreram o lago para acompanhar os primeiros resultados da pescaria. "Fico feliz em ver nosso lago cheio de gente, famílias inteiras vindo pescar. A pescaria é um esporte que une a família e possibilita horas de lazer. Eu tive o privilégio, em 1987, como presidente da Câmara de Vereadores, junto com o ex-prefeito Fidelcino Tolentino, de soltar aqui os primeiros peixes. E, hoje, a colheita. Milhares de pessoas pescando neste que é nosso cartão-postal, nosso Lago Municipal", declarou o prefeito Renato Silva.
Para garantir o conforto dos pescadores e suas famílias, a edição deste ano contou com uma praça de alimentação, estacionamento solidário do Provopar, banheiros químicos e tendas da Defesa Civil. "Esta pesca, além de solidária, tem o intuito também de promover a despesca do nosso lago, principalmente de espécies como as tilápias. Por isso, independente do tamanho do peixe, o pescador pode retirá-lo da água e levar para casa, não precisa devolvê-lo ao lago, se for considerado pequeno. O que a gente quer é oferecer lazer às famílias, integração com o meio ambiente e promover esta despesca", explicou a secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio.
A coordenadora do Provopar, Néia Alberton, celebrou a expressiva arrecadação de alimentos. "Mais de cinco toneladas e meia de alimentos foram arrecadadas. Muitas pessoas, sabendo do cunho solidário da pescaria, trouxeram alimentos a mais e isso nos possibilitará atender mais famílias. Já a partir de amanhã, faremos a distribuição destes alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade que atendemos no Provopar", afirmou Néia Alberton.
O presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Almeida, destacou o caráter especial do evento. "Momento especial para nós do legislativo e para os cascavelenses. Tivemos gente de Maringá e outros municípios prestigiando nossa pesca. É um momento ímpar, um momento de ajudar o próximo também", disse Tiago Almeida.
Entre os pescadores, Eduardo Carvalho dos Santos, marmorista profissional e pescador amador, se destacou ao fisgar mais de dez peixes grandes nas primeiras horas da manhã. O segredo? "Eu uso pão de queijo como isca. Funciona muito bem, prova disso é meu cesto cheio de peixes", compartilhou Eduardo.
A diversidade de espécies pescadas no lago incluiu tilápias, lambaris, bagres, traíras, tambaquis, mussuns e corumbás. O enfermeiro Patrik Willian de Costa, que participou da pesca no lago pela primeira vez, expressou sua satisfação com a experiência: "Estou há oito meses em Cascavel, e fiquei sabendo da pesca e vim com toda minha família. Já peguei uma tilápia. Até o fim do dia quero fisgar mais dez".
A pesca no lago se estendeu até as 18h, com um esquema especial de segurança garantido pela Guarda Municipal, Polícia Militar e equipes de saúde.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade