Proex 2025: OAB Cascavel mobiliza comissões para impulsionar projetos estratégicos
Encontro marcou o início coletivo das atividades das comissões para a gestão 2025-2027, com foco em integração, inovação, capacitação e captação de recursos...
Na noite de quarta-feira (9), a OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) realizou o primeiro encontro com os novos presidentes das 31 comissões temáticas, abrindo oficialmente os trabalhos para o triênio 2025-2027. Conduzido pela presidente da Subseção, Silvia Mascarello Massaro, e pelo coordenador das Comissões, advogado Rômulo Mingotti, o encontro teve como principal objetivo apresentar cada membro e função na nova diretoria, fortalecer o entrosamento entre os líderes e detalhar o primeiro edital do Proex 2025, o Programa de Excelência às Comissões da OAB Paraná.
“O Proex é uma ferramenta poderosa para transformar ideias em ações concretas. Acreditamos no diálogo e trabalho conjunto”, disse a doutora Silvia, ao colocar toda a diretoria à disposição.
Com um clima descontraído, mas com metas bem definidas, o evento marcou o início de uma nova etapa na atuação das comissões, agora organizadas em blocos temáticos para estimular iniciativas conjuntas e fortalecer o protagonismo institucional.
“Temos grandes objetivos, como fomentar juntos a advocacia local, transformar boas ideias em projetos concretos e financiáveis, e gerar impacto social. O Proex é o caminho para isso”, destacou Mingotti, que também preside a Comissão de Direito Digital, Propriedade Intelectual e Inovação.
Agilidade e inovação
O edital lançado nesta semana, exatamente quando a Seccional completa 100 dias de gestão, prevê o investimento de R$ 200 mil em projetos inovadores. O prazo para submissão das propostas para todas as Subseções, no entanto, é curto, encerrando em 15 de maio. Os modelos de projeto e plano de trabalho já estão disponíveis no edital publicado pela OAB Paraná.
Segundo Mingotti, cada comissão pode inscrever até dois projetos, individuais ou em parceria com outras comissões, dentro de cinco categorias: inovação na advocacia; acesso à justiça; defesa das prerrogativas; educação jurídica e capacitação; e inclusão e diversidade.
“A ideia não é competir, mas apoiar cada comissão para que possamos, juntos, ir além do que já fizemos e captar mais recursos, ampliando nosso alcance. Meu papel é dar suporte e garantir o alinhamento estratégico entre as comissões e a diretoria”, detalhou Mingotti.
Avanços concretos
Na gestão anterior, a OAB Cascavel teve destaque estadual, protocolando 12 projetos, sendo quatro aprovados, dentre eles, o Memorial da Advocacia, que celebrou os 50 anos da Subseção em 2024 e hoje inspira a Seccional e as demais Subseções no Paraná. Também receberam recursos os projetos "Treinamento Smart Cities Restaurativas", "Polícia da Paz" e a criação de um estúdio de podcast.
Durante a reunião, Mingotti também apresentou os critérios de avaliação dos projetos que serão selecionados por relevância, impacto social, inovação, viabilidade e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para facilitar a elaboração das propostas, a Seccional promoverá oficinas práticas nos dias 21 e 26 de abril, com conteúdo aplicado e totalmente alinhado com o edital.
Equipe motivada e com propósito
Além de alinhar metas e apresentar o novo ciclo de trabalho, o encontro teve como foco a construção de vínculos entre os presidentes e a diretoria. A presidente Silvia destacou a importância de uma atuação coordenada e fortalecida. “Queremos reforçar o papel institucional da OAB com ações efetivas e conectadas. Esse encontro mostrou que temos um time engajado, com energia e propósito para transformar ideias em realizações”, destacou.
Silvia também anunciou metas como a reforma da sede, e a proposta de cobertura da quadra do Centro de Convivência, com investimento estimado em R$ 600 mil.
Apoio e protagonismo
O delegado da CAA, Juliano Tolentino, também aproveitou o encontro para reforçar os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência aos advogados e destacou o aplicativo da CAA/PR como ferramenta essencial para o dia a dia profissional.
“São muitos os serviços que temos direito como advogados, e que muitas vezes não usamos por falta de conhecimento. Precisamos divulgar e engajar, inclusive nas campanhas sociais, como a da Páscoa, que está em andamento”.