Novos filhotes nascem no Zoológico de Cascavel e comunidade poderá escolher nome de veadinho ameaçado de extinção
Doze animais nasceram em 2025 no Zoo, comprovando a eficácia da conservação; votação está aberta no Instagram da Prefeitura.
Um dos pilares do Zoológico de Cascavel é a manutenção das espécies. E a maior prova de que essa missão está sendo cumprida à risca é que somente neste ano de 2025 o Zoo ganhou 12 novos moradores que nasceram dentro do parque.
Os novos hóspedes são: dois jabutis, um veado-bororó e nove cobras da espécie Cascavel. Não é à toa que dão nome à cidade.
E para envolver ainda mais a comunidade com o nosso querido Zoológico, a prefeitura abre a votação para a escolha do nome do veadinho, que, inclusive é uma espécie ameaçada de extição. Para votar, é fácil, basta ir até o instagram oficial da Prefeitura, no @cascavel_prefa e votar em uma das opções do post fixado como destaque no feed, inclusive com a foto do animal, pelos próximos três dias. O resultado será divulgado na terça-feira (22) por todos os canais do Município e também na imprensa. As opções são todas de origem tupi:
- Porã (bonito)
- Tauã (barro vermelho)
- Piatã (pé duro)
O veado nasceu no dia 22 de março, com 1,4 quilo e medindo 40 centímetros. Ainda sobre os recém-nascidos, os dois jabutis nasceram no dia 22 de fevereiro. Já as cobras, vieram à vida no dia 12 de janeiro, com uma média de 20 centímetros cada.
ZOO - O Zoológico de Cascavel tem a atribuição de guarda, proteção e cuidado de mais de 350 animais de 72 espécies, entre mamíferos, répteis e aves, inclusive de espécies em extinção.
Segundo o gerente de Bem-Estar Animal e Vida Silvestre, Rafael Spinelli, os cuidados envolvem nutrição, manutenção dos recintos e atendimento clínico-veterinário tanto em check-up de rotina como em eventuais emergências. “A reprodução no Zoo mostra que nosso serviço de conservação ambiental, ou seja, garantir o bem-estar desses animais, tem sido realizada. O zoo tem toda parte, além de veterinária, com checkup semestrais de todos os animais, biologia, nutrição e ambientação”, detalha.
Vale lembrar que todos os animais foram resgatados e já não se adaptam em vida livre, portanto, o Zoo também é um lugar de refúgio para eles.
A bióloga, Vanilce Pereira de Oliveira, pontua que os novos moradores validam o trabalho em prol das estrelas do Zoo. “Estamos muito contentes. São nascimentos importantes, porque comprovam que os animais estão tendo boa qualidade de vida, estão se reproduzindo e são fundamentais para o desenvolvimento do ecossistema”, conclui
ACESSO - O Zoo funciona aos sábados, domingos e feriados, sempre das 10h às 17h. Para entrar no parque, precisa ter um ingresso online, que é gratuito. Para acessar e fazer o cadastro, este é o link: https://doity.com.br/zoocascavel