Cascavel

“Homeschooling” é adiado por 29 sessões. Porto defende arquivamento

Paulo Porto defende o arquivamento ou retirada do projeto que “pune as crianças”...

22 abr 20 - 20h52 Redação SOT
“Homeschooling” é adiado por 29 sessões. Porto defende arquivamento

Em sessão na Câmara Municipal de Cascavel, o Projeto de Lei que propõe a regulamentação do “homeschoooling”, sistema de ensino que permite as famílias fazer a educação formal - a escolar – em casa, foi adiado por 29 sessões, isso pode levar a votação para o mês de Agosto. O objetivo do adiamento é propor uma discussão mais ampla, e que um projeto como este não pode ser votado as portas fechadas. “Pode passar a impressão de que esta Casa tem medo da polêmica e do debate”, afirma Paulo Porto, sobre esse modelo de educação, que de longe não é consenso.

O vereador Paulo Porto (PT) é contrário ao projeto por entender que, como professor, como educador e como alguém que defende de forma intransigente o direito da criança a aprender. “A verdade é que aprendemos em todos lugares, se aprende na igreja, no clube, no partido, na família, se aprende em todos lugares, porém, o único lugar que se aprende de forma sistematizada, disciplinada e organizada na perspectiva da ciência é na escola”, defende o vereador. “O projeto de hoje abre mão justamente desta instituição fundamental que é a escola”, conclui.

Educadores e pesquisadores em educação indicam que o modelo de educação domiciliar pune a criança em três aspectos fundamentais, a socialização, a rede de proteção e o acesso ao conhecimento científico, a humanização.

Em relação a socialização, a escola é fundamental para a criança ter contato com outras crianças da mesma idade, da mesma faixa etária, crianças com outras origens sociais, crianças de famílias distintas com outros valores sociais e éticos. É a partir deste contato, desta socialização que a criança começa a construir sua identidade e sua capacidade de se relacionar e interagir com o mundo. “Imaginem, se vocês nunca tivessem tido acesso a escola por uma opção não de vocês, mas de suas famílias. Isto teria sido bom? Vocês se relacionariam melhor com o mundo? Com as pessoas? Vocês acham justo – por qualquer motivo alegado por estas famílias – não permitir que estas crianças se relacionem no ambiente escolar? Não percebem a carga punitiva em relação a criança desta lei?”, indaga o vereador.

Quanto a Rede de Proteção, hoje uma das salvaguardas dos abusos e maus tratos infantis é justamente a escola. Segundo a Ouvidoria Nacional do atual Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), 90% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são registrados no âmbito familiar. A grande maioria desses casos quem tem socorrido estas crianças e alertado as autoridades é a escola. 

No acesso ao conhecimento cientifico, a escola enquanto instituição é uma invenção da nossa sociedade, com mais de 3.000 anos se contarmos a educação formal do Antigo Egito. A escola foi a forma como a nossa sociedade garantiu a transmissão do conhecimento técnico e científico de forma disciplinada e sistematizada as demais gerações. “Ao abrir mão da escola – como pretende este projeto – corremos o risco de também abrir mão daquilo que mais nos humaniza que é o acesso ao conhecimento, a cultura e a ciência”, afirma Porto.

Não há nenhuma garantia que esta modalidade de ensino permita acesso a ciência sistematizada enquanto patrimônio humano, Dermeval Saviani (educador que vivenciou a transição na educação durante a consolidação do período democrático que vivemos na atualidade. Ele é o fomentador da teoria histórico-crítica que tem como objetivo principal a transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a formação de indivíduos críticos e emancipados assegurando a inclusão social dos educandos) define o ato de educar de forma sintética neste conceito: “O papel da escola é garantir que o indivíduo tenha acesso o conhecimento cientifico e cultural elaborado coletivamente pela humanidade”. “Afinal, que garantia nós teremos – enquanto Estado – que estas crianças terão acesso a conhecimento científico e não apenas a um amontoado de senso comum? Como criacionismo, terraplanismo e tantos outros conceitos já largamente superados pela humanidade”, indaga Paulo Porto. 

Para Porto, a defesa desse indivíduo, desta criança que tem como direito sagrado e constitucional o acesso ao conhecimento escolar e cientifico é necessário votar contrário a esta lei. “Se esta lei for aprovada por esta Casa teremos um imenso retrocesso em nossa Rede Municipal de Ensino, pois além desta lei ser inconstitucional e não aplicável, ela – ao contrário do preconizado – apenas pune a criança em seus direitos a socialização, proteção e humanização”, conclui Paulo Porto, que defende que esse projeto de lei deve ser retirado ou deve ser arquivado.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC - Foto: Flávio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.