Estão abertas inscrições para 20° Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Cras, Centros de Convivência e Creas também têm programação intensa de atividades com oficinas, palestras e materiais educativos;..

Todos os anos, no mês de maio, acontece no Brasil inteiro a Campanha Maio Laranja de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Cascavel, não é difrerente e diversas ações estão programadas para esta data de reflexão e ação.
A campanha é simbolizada por uma flor, e foi inspirada na cor laranja da gérbera, uma flor muito conhecida no Brasil que simboliza a fragilidade e vulnerabilidade da criança.
O dia D da Campanha é o dia 18 de maio que foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes por meio da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.
FÓRUM
No dia 16 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com a Unioeste e CMDCA, promovem o 20º Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o tema "Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Mapa da Prevenção Infantil", às 8h, na Unioeste com a presença da palestrante Dani Zeponi, Mentora em proteção Infantojuvenil e Escuta Especializada e Ativa com Crianças. Ela é especialista em Psicologia Jurídica, foi Psicóloga no Tribunal de Justiça do Paraná por 10 anos, atuando prioritariamente na Vara da Infância e Juventude e Crimes contra criança, realizando a Escuta Especializada, o Depoimento Especial e Perícia Psicológica nos casos de abuso sexual infantil.
As inscrições para participar do fórum já estão abertas por meio do link https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/VSCCA
REDE DE PROTEÇÃO
A Rede de Proteção Social em Cascavel envolve diversas políticas públicas se mobiliza na realização de ações que buscam chamar atenção para este tema tão importante. Dados do Sistema IPM Social, prontuário eletrônico utilizado para registros de atendimento pela Secretaria Municipal de Assistência Social, mostram que, em 2024, 172 crianças e/ou adolescentes foram atendidos por casos de violência sexual. Já em 2025, até o dia 05 de maio, foram registrados 26 casos de identificação de violência sexual contra crianças e/ou adolescentes.
Ao longo deste mês, os Cras, Centros de Convivência e Creas, realizam oficinas, palestras e distribuição de material com o objetivo de chamar atenção sobre o Maio Laranja, levando informação para crianças, adolescentes e suas famílias com objetivo de prevenir, identificar e combater a violência sexual.
Abuso e Exploração Sexual de
Crianças e Adolescentes é crime!
Denuncie. Disque 100.
Mais Lidas
Publicidade