11 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Brasil

Ossos são achados em fezes de onça-pintada que matou caseiro

Polícia Científica do MS analisa material encontrado para confirmar se pertence ao caseiro morto por onça-pintada em Aquidauana...

Ossos são achados em fezes de onça-pintada que matou caseiro
Divulgação

Fragmentos ósseos e fios de cabelo foram encontrados nas fezes da onça-pintada responsável pelo ataque que resultou na morte do caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, no dia 21 de abril, em um pesqueiro localizado na cidade de Aquidauana, na região do Pantanal sul-mato-grossense. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.

O material recolhido será analisado pela Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, que irá comparar os fragmentos com os restos mortais da vítima para verificar se há compatibilidade. O ataque ocorreu de maneira súbita enquanto Jorge coletava mel em um deck próximo à mata. Segundo relatos de moradores, o corpo foi encontrado com marcas de sangue e sinais claros da presença do animal.

A onça, um macho que apresentava quadro de desnutrição, desidratação e alterações nos sistemas hepático, renal e gastrointestinal, foi capturada alguns dias após o ataque e atualmente está sob os cuidados do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande. Devido ao seu estado de saúde e comportamento, o felino não deverá ser devolvido à natureza.

Uma das hipóteses investigadas é de que a onça tenha passado a se aproximar de humanos após receber alimentação irregular de pessoas que, possivelmente, tentavam atraí-la para caça. Essa interação pode ter feito com que o animal perdesse o medo natural de humanos, contribuindo para o comportamento agressivo.

As investigações continuam para esclarecer todos os fatores que levaram ao trágico episódio e para confirmar, por meio da perícia, se os fragmentos encontrados de fato pertencem à vítima.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Tags:



Mais Lidas

Publicidade